São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primeiros imigrantes chegaram em 1908

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL AO JAPÃO

O século 20 ainda engatinhava quando, em 18 de junho de 1908, chegou a Santos (SP) o vapor Kasato Maru, primeiro navio com os primeiros 781 imigrantes japoneses que ajudaram a construir o Brasil.
Quatro anos depois teve início o reinado do imperador Taisho, período controvertido que juntou novas idéias a ideais militaristas.
Com a morte de Taisho, em 1926, o imperador Hiroíto (1901-1989) assumiu o trono.
Hiroíto foi o 124º herdeiro em linhagem direta do trono nipônico e adotou para seu reinado o título de Showa, ou "Paz Esclarecida".
Ironicamente o mundo mergulhou na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mesmo derrotado, Hiroíto era tão forte que os aliados conservaram-no no trono, exigindo, porém, que ele renunciasse ao status de divindade.
Nos anos seguintes, o Japão se tornou um samurai da economia.
Nas Olimpíadas de Tóquio, em 1964, a capital japonesa firmou sua imagem de megametrópole.
A década de 70 teve a marca da exposição internacional em Osaka.
E, em 1989, o Japão venceu novas batalhas de sua guerra comercial quando a Sony comprou a Columbia Pictures e a Mitsubishi adquiriu o Rockfeller Center, um símbolos de Nova York.
(SC)

Texto Anterior: Terremoto em Kobe matou 5.000 pessoas
Próximo Texto: Hong Kong investe pesado no turismo; Mariko realiza festival de culinária japonesa; Artesão holandês fará tamancos na Expoflora; 23º Congresso da Abav acontece em Brasília; Pedido de visto dos EUA deve ter antecedência; Inscrições para high school vão até dia 15; Aprenda inglês em uma fazenda americana; Crianças têm produtos exclusivos na British
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.