São Paulo, quinta-feira, 7 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra da Mantiqueira conquista ciclistas

GUSTAVO PORTO
ENVIADO ESPECIAL À SERRA DA MANTIQUEIRA

A Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, além de belas paisagens, reserva várias trilhas de terra e muitas histórias curiosas para os viajantes e aventureiros. A região é propícia para viagens mais ousadas, especialmente para ciclistas.
Partindo do Horto Florestal de Campos do Jordão (SP) o "biker" pode percorrer 34 km no primeiro dia de viagem, se hospedando em seguida na Pousada do Barão (tel. 011-223-0144), em São Francisco dos Campos (MG).
Durante a viagem, o aventureiro encontra muita vegetação nativa, de um pedaço que ainda resta da Mata Atlântica, entre áreas que foram reflorestadas.
Além da vegetação, existem poucos mas curiosos sinais de vida humana dentro da Mantiqueira. Criadores de gado, madeireiros e até uma fazenda para a realização de manobras do Exército mineiro.
Nos primeiros quilômetros da trilha, a estrada ainda é satisfatória, inclusive permitindo a passagem de dois automóveis ao mesmo tempo. A partir do km 4 começam as subidas e um estreitamento da trilha.
A primeira e maior das subidas tem 6 km e o turista chega ao ponto mais alto da viagem: 2.100 m.
Cinco quilômetros depois fica a divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo. Se o turista não conseguir perceber a existência de uma placa semidestruída, que serve como marco para a divisa, pode descobrir facilmente observando a vegetação.
Enquanto no Estado de São Paulo a vegetação da Mantiqueira ainda é preservada, atravessando a divisa o que se vê é uma vegetação rasteira e poucos trechos de mata fechada, localizados em regiões de difícil acesso.
Em Minas Gerais, no km 23 da trilha, há uma fazenda para a realização de manobras do exército mineiro.
Depois de cinco horas e meia de viagem de bicicleta, o turista chega na Vila de São Francisco dos Campos, fundada em 1894 pelo Barão da Bocaina.
Naquela época, o local era ponto de parada dos viajantes, tinha escola e até agência dos Correios. Hoje, restam apenas algumas casas e a Pousada do Barão, que continua recebendo os viajantes.
A temperatura durante a noite chega aos 5 graus Celsius e não passa dos 15 graus durante o dia, nesta época do ano.
Na manhã do dia seguinte é necessário ter mais fôlego para andar pelas trilhas mais difíceis da Mantiqueira.
No início da tarde, o grupo parte em direção da cidade de Piquete (SP). O percurso tem 15 km em trilhas de terra, a mesma distância que em estrada asfaltada.
Como grande parte do trajeto consiste em descidas, o grupo gasta "apenas" duas horas e meia para percorrê-lo. Após chegar em Piquete, os ciclistas colocam as bicicletas no ônibus e seguem em direção a São Paulo.

Texto Anterior: Serviço e cultura dão tom da coleção
Próximo Texto: Exército mantém fazenda em Minas Gerais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.