São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempregados tentam vaga

DA REPORTAGEM LOCAL

Estatísticas da PM mostram que 70% das pessoas que tentam uma vaga de soldado na corporação estão desempregadas.
A reportagem da Folha acompanhou durante quatro dias o processo de recrutamento e seleção no Centro de Seleção, Alistamento e Especialização de Pessoal (Csaep) da PM e falou com candidatos.
A maioria sabe das vagas na PM por intermédio de amigos ou parentes. Alguns alimentam o sonho de ser policiais desde crianças, como o vendedor ambulante Kleber Cintra, 21, que esperava na semana passada para ser avaliado no teste psicotécnico da PM, o quarto do processo de seleção.
Cada fase de testes é eliminatória. Dos que chegam ao psicotécnico, 18,36% são reprovados.
Cintra é solteiro e mora em Itaquera (zona leste). Vende produtos de limpeza e tem uma renda aproximada de R$ 300,00 mensais.
Diz que quer ser PM por se identificar com o trabalho. "Gosto de ajudar as pessoas." Seu objetivo é "fazer carreira".
Edmílson Lima Pereira, 21, está desempregado há dois anos. Trabalhava como auxiliar administrativo em um escritório. Diz que não pensava em entrar para a PM. "Foi só depois que fiquei desempregado." Ele já foi reprovado três vezes no teste da PM.

Texto Anterior: PM precisa melhorar imagem, dizem especialistas
Próximo Texto: PM paga mais que empresa privada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.