São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibama passa a fiscalizar Amazônia de helicóptero na semana que vem

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai passar a fiscalizar a Amazônia usando helicópteros.
O objetivo é combater as atividades de queimadas, desmatamento, caça predatória, garimpos clandestinos e mineração poluente.
A partir da próxima semana, cinco helicópteros alugados pelo Ibama começam a monitorar a região de floresta da Amazônia Legal, que abrange nove Estados (Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Acre, Rondônia, Mato Grosso e Tocantins).
Segundo o subcoordenador de fiscalização do Ibama em Brasília, José Carlos Menezes, os aviões terão cerca de 40 horas de vôo por Estado. Equipes de terra, avisadas por rádio, vão fazer as autuações.
"Em lugares de difícil acesso por terra, o fiscal vai descer junto com o helicóptero", disse Menezes.
Como a área monitorada é muito grande -58% do território nacional-, as equipes vão atuar em microrregiões com maior incidência de infrações.
"No Pará, por exemplo, vamos nos concentrar nas atividades de queimadas e desmatamentos na região sul do Estado", afirmou.
O Ibama conta com 70 fiscais no Pará. São 1.156 em todo o Brasil.

Texto Anterior: Estudo analisa ataques de tubarões em Recife
Próximo Texto: Município fecha 40 escolas rurais e transporta 5.000 para área urbana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.