São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A lista

WILSON BALDINI JR.

Toda vez que um grande atleta de alguma modalidade é afastado da prática do esporte uma lacuna fica para ser preenchida. Está sendo assim na F-1, após a morte de Ayrton Senna. No futebol americano, com a saída de Joe Montana. E a NBA sentiu na pele o que vai ser ficar sem Michael Jordan.
No boxe não é diferente. Todas as vezes que um grande boxeador pendura as luvas surgem pseudocampeões na tentativa de herdar o seu reinado. Mas verdadeiros campeões não nascem todos os dias.
É verdade que a proliferação de entidades (CMB, AMB, FIB, OMB, FMB, CIB, UMB, ufa!) colabora. Senão vejamos. Até o final da década de 60 só existia um campeão mundial. Dessa forma, quando Jack Johnson, Jack Dempsey, Joe Louis e Rocky Marciano pararam de lutar, um primeiro colocado no ranking já estava preparado para a substituição.
Lutas eliminatórias para o cinturão mundial eram realizadas sempre na preliminar da disputa do título e com isso se conseguia aprimorar o nível dos lutadores.
Atualmente todos são "campeões". Até o Maguila, meu Deus! O boxe, mais do que nunca, é um negócio. Ao ponto do medíocre Oliver McCall afirmar que se o "Conselho Mundial não suspender a punição que lhe foi feita (McCall, segundo o CMB, não teria fornecido a urina para o exame antidoping depois do combate com Frank Bruno, sábado passado, em Londres), abandonaria o boxe porque já estava rico".
Frank Bruno, com o título de sábado, é o 57º campeão mundial dos pesos-pesados da história.
Um número que poderia ser muito menor e selecionado se apenas um verdadeiro campeão existisse. Na entressafra de Muhammad Ali e Mike Tyson se passaram sete anos.
O bastante para que "inesquecíveis" campeões, como John Tate, Mike Weaver, Michael Dokes, Gerrie Coetzee, Tim Witherspoon, Greg Page, Pinklon Thomas e Tony Tubbs surgissem do nada.
Agora é a vez de suportarmos Frank Bruno, Bruce Seldon, Herbie Hide, Michael Bentt, Tommy Morrison, Lennox Lewis e Michael Moorer.
Mas Mike Tyson já está de volta. Dia 16 de março começa a lavagem de roupa suja dos pesos-pesados. Em 96, três dessa angustiante lista podem deixar o boxe depois de enfrentar o "Iron Man". Bruno, Seldon e Morrison são os principais candidatos. Felizmente, para eles, ricos. Graças a Deus, para o boxe.

Texto Anterior: Diretoria exige fim das "férias" no Corinthians
Próximo Texto: Notas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.