São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FEIRAS E BANCOS

Os bancos surgiram para guardar, trocar e emprestar dinheiro. O professor de história da Universidade de São Paulo, Hilário Franco Júnior, conta que o nome banco nasceu nas feiras da Idade Média, mais ou menos no século 12.
Naquela época os comerciantes vendiam suas mercadorias, como tecidos, utensílios e comida, em feiras. Eles arrumavam as coisas em bancas, parecidas com as que os feirantes usam hoje em dia.
Havia também bancas que vendiam dinheiro. No começo, elas só trocavam moedas estrangeiras pelas do país, ou seja, faziam câmbio. Isso mudou com o tempo.
Os mercadores, com medo de serem roubados, acharam mais seguro guardar o que tinham ganho nas bancas. Em troca, os banqueiros entregavam um papel marcado com o valor depositado. Além de mais seguro, era mais fácil transportar papel do que pesadas moedas. Nasciam os bancos.

Texto Anterior: NO BRASIL, MILHÕES DE PESSOAS CONHECEM O JOGO
Próximo Texto: OS LÍDIOS INVENTARAM AS MOEDAS DE METAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.