São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESSOAS GUARDAM DINHEIRO EM BANCOS HÁ SÉCULOS

PAULA MEDEIROS DE OLIVEIRA
DA REDAÇÃO

As feiras da Idade Média eram locais de comércio, onde grandes negócios eram realizados.
Pessoas de outros países traziam e levavam mercadorias. Os banqueiros perceberam a importância de ter sócios ou representantes trabalhando em diferentes feiras. Assim, os bancos foram crescendo.
Outras histórias contam sobre a origem da palavra banco. Dizem que a palavra surgiu na Itália, porque as pessoas faziam seus negócios sentadas em bancos de praças, jardins e igrejas.
Em 1587, nasceu em Veneza, na Itália, o Banco do Rialto, o primeiro banco parecido com o que conhecemos hoje. Com ele, o sistema bancário moderno foi inaugurado.
Documentos romanos do ano de 534 provam que o trabalho dos bancos é muito antigo. Naquela época, já existiam leis para organizar a atividade bancária.
A idéia de banco é mais antiga ainda. Conta-se que, no império da Antiga Babilônia, muito antes de os babilônios conhecerem as moedas de metal, as pessoas guardavam e emprestavam dinheiro.
(PMO)

Texto Anterior: OS LÍDIOS INVENTARAM AS MOEDAS DE METAL
Próximo Texto: DINHEIRO NO TEMPO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.