São Paulo, sexta-feira, 8 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Ocidente lança maior ataque

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Otan (a aliança militar ocidental) fez ontem os maiores ataques contra os sérvios da Bósnia desde o início da operação, há nove dias.
Bombas de 900 kg foram usadas em quatro dos mais fortes ataques até o momento.
A aliança atacou ontem um depósito de armas sérvio próximo à "capital" dos sérvios da Bósnia, Pale, e causou a fuga de civis sérvios para abrigos.
Diversos ataques sucessivos foram lançados em torno da capital da Bósnia, Sarajevo.
A Otan atacou também pelo menos duas pontes que servem para movimentação militar dos sérvios da Bósnia.
A operação da Otan começou depois da acusação da ONU de que os sérvios foram responsáveis por ataque em Sarajevo que deixou 37 mortos.
A Otan diz que só vai parar com os ataques depois que os sérvios retirarem as armas pesadas da região de Sarajevo e levantarem o cerco à cidade.
Ontem, os sérvios afirmaram que preferem sofrer os ataques da Otan a retirar as armas de um raio de 20 km da cidade. Eles dizem que já levantaram o cerco a Sarajevo.
Durante o ataque ao depósito de munição sérvio em Pale, mulheres e crianças fugiram para se abrigar.
Como os sistemas de comunicação foram destruídos em dias anteriores, os sérvios tinham poucas informações sobre os ataques.
A Otan disse que os ataques deveriam continuar durante toda a noite de ontem.
Cinco missões saíram ontem ao meio-dia do porta-aviões americano Theodore Roosevelt. Aviões também saíram de Aviano, no nordeste da Itália.
Houve ataques ao sul de Gorazde (leste do país) e em Banja Luka (nordeste bósnio), uma das maiores cidade controlada por sérvios da Bósnia.
Uma bomba caiu sobre dormitórios das tropas sérvias da Bósnia em Sarajevo. Não há informação sobre vítimas.
Os sérvios acusaram a Otan de ter matado mais de cem civis nos recentes ataques.
A Otan negou que os sérvios da Bósnia tivessem derrubado um de seus aviões. Os sérvios haviam dito que derrubaram o avião horas antes. A aliança disse acreditar que dois franceses que pilotavam aviões abatidos pelos sérvios no dia 30 de agosto não foram capturados.

Texto Anterior: Ieltsin acusa Otan e ameaça relação com a aliança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.