São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

'Music of America' traz clássicos dos EUA

HELOÍSA BOURROUL
DA REDAÇÃO

O maestro norte-americano Dale Lonis rege a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no "Concerto Music of America", hoje, às 19h, no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina. A entrada é franca.
É uma oportunidade para ouvir aquela que é considerada pelos especialistas a melhor orquestra brasileira, executando autores pouco conhecidos no Brasil, como Morton Gould, e trechos da ópera pop "Porgy and Bess", de George Gershwin.
Além disso, o programa traz obras de outros americanos, entre eles Warren Benson e Alfred Reed, Mark Camphouse, Vincent Persichetti e Elliot Del Borgo.
Algumas das obras apresentadas não são populares no Brasil, "mas muito tocadas pelas bandas americanas", disse Lonis, em entrevista por telefone para a Folha.
Ele ensaiou só quatro vezes com os músicos que tocam hoje. "A banda paulista está entre as melhores do mundo', afirma Lonis. "E são as pessoas mais simpáticas que já conheci", completa.
Ele conta que o compositor Morton Gould é um dos mais conhecidos nos Estados Unidos.
Gould fez músicas sobre a guerra civil norte-americana, na qual se defrontaram os estados do norte e do sul, entre 1861 e 1865. Além disso, compôs algumas obras para bandas country.
Outra atração é a seleção de árias da ópera "Porgy and Bess", de George Gershwin. A escolha das músicas do concerto foi feita por Lonis a pedido do regente titular da banda, Roberto Farias.
Esta é a primeira vez que Lonis se apresenta no Brasil. Ele já havia estado no país, para uma série de aulas práticas de regência, na cidade de Belém do Pará.
O convite para reger a Banda Sinfônica partiu de Roberto Farias, quando Lonis esteve no Uruguai. "Mas antes, em outra visita à América do Sul, já havia ouvido falar da banda", conta.
"Minha experiência no Brasil está sendo muito boa. No que depender de mim, a banda sinfônica será conhecida no mundo todo."
Nos Estados Unidos, o maestro é diretor do programa de bandas da Universidade de Missouri, na cidade de Colúmbia. Ele também dá aulas de regência e instrumentos de sopro para os níveis de mestrado e doutorado.
Lonis também é fundador e diretor da "Orquestra de Sopros de Israel" e regente titular da "Matan Music Camp of Israel" e do "Symphonic Wind Ensemble", no estado de Missouri. Essa orquestra já recebeu vários prêmios.

Concerto: Music of America
Onde: Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, tel. 011/823-9611)
Quando: hoje, às 19h
Preço: Entrada franca

Texto Anterior: Madredeus canta à luz do sol no parque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.