São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Faltam motor e espaço ao novo Corsa quatro portas

GRACILIANO TONI
EDITOR DE VEÍCULOS

As duas portas adicionais que o Corsa GL ganhou abrem o caminho para que ele se torne o melhor carro de sua categoria. Para chegar lá, falta o empurrãozinho de um motor mais potente. Mais espaço para os passageiros atrás também ajudaria.
Além disso, anda menos. A diferença de potência entre os carros -são 60 cavalos-vapor (cv) no Corsa e 67,3 cv no Uno- é suficiente para garantir desempenho melhor em todas as situações para o Fiat.
Mais fraco, o motor do Corsa vibra menos e é mais silencioso. No geral, o Corsa -tirando o aperto do banco traseiro e a falta de espaço para as pernas na frente- é mais confortável.
Seu acabamento também é melhor. Os equipamentos disponíveis permitem ao carro concorrer com modelos mais caros. O Corsa GL tem como opcional até toca-discos laser -ele falha quando o carro passa por obstáculos, como buracos, mesmo pequenos.
Motoristas que não exijam desempenho vão se sentir bem no Corsa. Seu painel, por exemplo, é um dos melhores disponíveis, com instrumentos à vista.
A visibilidade, em todas as direções, é muito boa no carrinho da Chevrolet.
Fora o acesso mais fácil ao banco traseiro, o Corsa quatro portas tem exatamente o mesmo comportamento da versão de duas portas.
A direção é pesada em baixa velocidade -manobras para estacionar em uma vaga, por exemplo- e um pouco leve demais em alta -típica situação encontrada em estradas com curvas muito abertas.
As suspensões do carro funcionam muito bem em piso liso, permitindo boa estabilidade. Mesmo carregado, o Corsa faz bem qualquer tipo de curva.
Quando há muitas irregularidades, há piora sensível do comportamento do carro. Além de haver muito ruído de forrações e das próprias suspensões, o Corsa tende a mudar de trajetória, exigindo correções.
Mesmo com os pneus mais largos disponíveis para o carro, ele tem deficiências em frenagens de emergência -quando o pedal é apertado com força, provocando travamento das rodas.
Apesar de parar em distâncias curtas, o Corsa se desequilibra, puxando para os lados.
Outra situação problemática para o Corsa é o tráfego em estradas de terra. Irregularidades razoáveis para o Uno podem significar fortes raspadas do pára-choque dianteiro e da barriga do Corsa.
Lombadas altas e curtas provocam o mesmo efeito.

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