São Paulo, domingo, 10 de setembro de 1995
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Pressa leva à linha antiga

DA REPORTAGEM LOCAL

Para consumidores que não se preocupam com o valor de revenda que seu automóvel 0 km terá daqui a um ou dois anos, pouco importa a entrada da linha 96.
O empreiteiro aposentado Nicolaos Kypriades, por exemplo, comprou na semana passada um Escort Hobby 95 -"popular" fabricado pela Ford.
Segundo a montadora, o modelo 96 -com pára-choque e espelhos retrovisores pintados na cor da carroceria- chega às concessionárias da marca dentro de um mês.
"Os vendedores da concessionária me disseram que a diferença de preço entre o modelo da linha 95 e o da 96 seria quase insignificante", lembra Kypriades.
"Mas não me importo. Comprei o Hobby para o meu filho e devo ficar com ele por, pelo menos, quatro anos", afirma.
O ex-empreiteiro pagou R$ 10,87 mil pelo "popular", equipado com quase todos os acessórios opcionais.
Nos próximos dias, Kypriades pretende comprar um Versailles 0 km, também da Ford.
Mas, para esse modelo, que será o novo carro da família, o empreiteiro vai esperar a entrada da linha 96. "É um carro maior e bem mais caro (cerca de R$ 20 mil para a versão GL básica)", avalia.
"Não me arriscaria a comprar um automóvel desse porte nos últimos meses do ano, às vésperas da entrada de uma nova linha, e perder dinheiro na hora de vendê-lo", diz Kypriades.
Meire Lopes, gerente de apoio a negócios de uma consultoria em informática, também trocou de carro poucos dias antes da chegada da linha 96 ao mercado.
Depois de enfrentar seguidos problemas mecânicos com seu Fiat Tipo, ano 95, Meire preferiu se livrar do carro o quanto antes.
"Por ter comprado um automóvel da linha 95, sei que posso perder algum dinheiro na hora de vendê-lo", confessa a gerente.
"Mas já não aguentava o meu Tipo. Além de extremamente duro e fraco em desempenho, apresentou problemas de injeção eletrônica quatro vezes em menos de um ano", afirma.
Meire foi a uma concessionária Chevrolet disposta a comprar um Vectra, modelo já disponível nas versões 96. Acabou ficando com um importado Astra da linha 95.
"Paguei cerca de R$ 25 mil pelo carro", diz Meire. "Por se tratar de um modelo 95, recebi um desconto de aproximadamente R$ 2.500 sobre o preço de tabela."
O Tipo 1.6 de Meire, comprado no final de 94 por R$ 18 mil, entrou como parte do pagamento. "Também perdi algum dinheiro nessa transação", lamenta a gerente. Seu Tipo foi avaliado pela revenda em apenas R$ 13 mil.
Por causa da pressa em viajar, o comerciário Luís Carlos Martins de Oliveira comprou uma Parati CL 1.8 da linha 95. Pagou R$ 14,1 mil à vista. Depois de pechinchar, obteve um desconto de R$ 2.311.

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