São Paulo, terça-feira, 12 de setembro de 1995
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Missa atrasa concerto do Cantus Cölln

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

Cupido nunca manteve as melhores relações com Jesus. O deus pagão dá o título da turnê brasileiro do sexteto alemão Cantus Cölln, "Amor & Cupido". Seu repertório é feito de madrigais eróticos e profanos do século 17. Nada mais inadequado o grupo se apresentar em igrejas, como o fez em São Paulo, no Mosteiro de São Bento, na última sexta-feira.
Deu-se uma batalha entre sacro e profano. Por fúria do Zeus católico ou má vontade dos monges, o concerto atrasou 1 hora e 20 minutos e a música bem executada pelo grupo -cinco vozes e um alaúde- quase não foi ouvida pelas mais de 300 pessoas que superlotaram o templo.
Um mal-entendido fez com que o mosteiro agendasse para a mesma hora do espetáculo, 20h, uma longa missa de formatura.
Resultado, a missa teve audiência incrível. O público do concerto invadiu o templo e, para guardar lugar, permaneceu na cerimônia. A parte da platéia que esperou fora se espantou ao entrar no mosteiro, às 21h10, e se deparar com todos os bancos lotados e o programa do concerto já distribuído. Participantes da missa aproveitaram para ficar e ouvir os cantos da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). Os recém-chegados tiveram que se sentar no piso por duas horas.
A propalada acústica do mosteiro fez fiasco. A partir da décima fila de bancos ninguém ouvia um acorde do alaúde de Konrad Junghänel, chefe do grupo.
A delicadeza das vozes não combinou com a amplidão do espaço. Mas quem estava bem perto pôde entender por que Cantus Cölln é um dos mais afiados grupos de música histórica atuais. Interpretou os madrigais cromáticos de Heinrich Schütz (1585-1672) e as canções paródicas de Valentin Rathgeber (1682-1750) e Johann Hermann Schein (1586-1630). Reviveram essas plataformas de sublimação da realidade da guerra.
Cantus Cölln dá no Brasil uma lição de orçamento. Mostra que com pouco dinheiro é possível fazer música de alto extrato.
O sexteto canta amanhã em Porto Alegre e sexta em Belo Horizonte. A sugestão é os anfitriões fazerem estudo acústico dos locais de apresentação. O mosteiro se revelou acústica e ideologicamente incorreto. O altar cristão quase silenciou Cupido.

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