São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Genoino é contra restrições

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Para o deputado José Genoino (PT-SP), os limites para a divulgação das pesquisas eleitorais pela imprensa são uma restrição à liberdade de informação.
A lei eleitoral que será votada hoje pela Câmara permite a publicação das pesquisas, mas impede a divulgação de interpretações e projeções feitas a partir delas.
A opinião de Genoino é minoritária na bancada do PT. O partido defende o texto que está na lei. "Voto com a bancada, apesar de manter minha posição contrária."
Ele defende a divulgação "transparente" das pesquisas.
A seguir os principais trechos da entrevista de Genoino à Folha:

Folha - Por que o sr. é contrário às restrições na divulgação das pesquisas?
José Genoino - Acho que não deve haver nenhuma restrição à imprensa nem para os institutos realizarem a pesquisa. O que a lei deve estabelecer é que os partidos e os candidatos tenham acesso à metodologia e ao conjunto da pesquisa. Aí, você pode proibir a manipulação da pesquisa.
Folha - Qual o efeito da restrição às pesquisas?
Genoino - Com a restrição, você cai numa hipocrisia que é ruim para a democracia. As pesquisas vão ser feitas, e a divulgação não será transparente.

Texto Anterior: 'Pesquisa pode mudar eleição'
Próximo Texto: Telefonista ouve crítica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.