São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ação vem do regime militar

GLENDA MEZAROBBA
DO BANCO DE DADOS

O Projeto Rondon foi criado no final da década de 60, durante o regime militar, pelo Ministério da Educação e Cultura.
A finalidade era promover estágios de universitários em áreas do interior do país. O nome foi homenagem ao marechal Cândido Rondon (1865-1958), sertanista brasileiro que desenvolveu trabalho de proteção ao índio.
A "operação zero" do projeto começou em 11 de julho de 1967, quando uma equipe de 30 pessoas chegou à região amazônica para promover atendimentos de saúde, educação e fazer levantamentos socioeconômicos.
Mais tarde, após ligar-se ao Ministério do Interior e transformar-se em fundação -com dotação orçamentária, estrutura própria e delegacias em todos os Estados-, o projeto implantou seu primeiro campus avançado, em Bela Vista, no então território de Roraima. Em 82, ao completar 15 anos, o projeto registrava a participação de cerca de 800 mil estudantes e mais de cem instituições.

Texto Anterior: Governo lança nova versão do Rondon
Próximo Texto: Justiça bloqueia contas do governo de Alagoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.