São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadores da NBA apóiam associação e afastam greve

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os jogadores da NBA, a liga profissional de basquete dos EUA, respaldaram sua associação (sindicato) e rechaçaram, em votação, a dissolução da mesma.
O resultado da votação -226 votos a favor da associação e 134 contra- praticamente assegura o início da temporada 1995-96 no dia 3 de novembro, como estava previsto.
"É uma vitória maravilhosa", afirmou Simon Gourdine, diretor executivo do sindicato.
Participaram da votação 360 dos 422 jogadores com direito a voto.
A votação foi realizada em 30 de agosto e 7 de setembro em 47 postos do Comitê Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB) distribuídos pelos EUA e Porto Rico.
Um grupo de jogadores, liderados por Michael Jordan (do Chicago Bulls) e Pat Ewing (do New York Knicks), entre outros astros, queria a dissolução do sindicato.
Iniciaram o movimento contra o sindicato porque discordaram das cláusulas do contrato coletivo de trabalho assinado pela entidade com os proprietários do clubes.
Caso a proposta contra o sindicato vencesse, o acordo trabalhista ficaria sem efeito e o início da temporada estaria ameaçado.
No Rio, ontem, em reunião com a direção da CBB (Confederação Brasileira de Basquete), os clubes e representantes de federações estaduais interessadas nas disputas da Liga Nacional Masculina, ratificaram a posição que tinham tomado em encontro da semana passada em São Paulo.
Os dirigentes mantiveram a proposta de ampliação de 12 para 18 times na Liga Nacional. Nenhuma decisão foi tomada. As partes devem marcar novo encontro. A CBB ficou de reestudar o assunto.

Jogos de hoje: Estadual masculino, às 20h30 - em Itanhaém, Náutico x Guaru e, em Limeira, Lua-Nosso Clube x Dharma; Estadual feminino, às 20h30: em São José do Rio Preto, Jomec x BCN e, em Matão, Matonense x Santa Maria; Torneio Mundial Interclubes Feminino, em Paulínia - às 18h30, MSK Sipox (Eslováquia) x Costa Naranja (Espanha) e, às 20h30, Ucrania Basketball (Ucrânia) x Comense Como (Itália).

Texto Anterior: Prost treina na Inglaterra, mas ainda nega volta
Próximo Texto: Contusão tira Graf de torneio na Alemanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.