São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Casamento de Muriel' tem heroína brega

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"O Casamento de Muriel" é uma comédia kitsch, perversa e desesperada. Sua protagonista é uma gordota casadoira (interpretada por Toni Collette) que vive numa cidadezinha provinciana da Austrália, cercada de gente estúpida, mesquinha, recalcada, invejosa, burra, má.
A começar pela própria família da moça: o pai é um empresário corrupto e cafajeste, a mãe é uma tonta e os irmãos estão em algum lugar entre o autismo e o retardamento. Todos são gordos e feios.
As colegas e vizinhas não são melhores: só pensam em casar com os rapazes mais ricos e bonitos e rejeitam Muriel sem dó: "Não queremos que você ande com a gente", diz-lhe uma das mais cruéis.
A opção mais ousada do filme, ao descrever esse pequeno inferno, foi incorporar em sua própria estética o romantismo brega de Muriel: música do grupo ABBA, catálogos de noivas, vestidos com babados, fotografia enevoada...
Tudo no filme é enjoativo como aqueles cadernos em que as meninas colecionavam versinhos e decalques de flores.
Só que existe sempre um descompasso entre o sonho romântico e a realidade de trombadas e tropeços da estabanada Muriel, um dos personagens mais grotescos e patéticos do cinema recente.
Há algo de paradoxal nessa adesão ao imaginário da protagonista: com seu final "feminista" e feliz, "O Casamento de Muriel" parece sucumbir à fórmula do melodrama tranquilizador; mas a verdade é que, até então, o filme foi implacável com a vida contemporânea como poucos outros têm a coragem de ser.
Paradoxal e ambíguo, misto de comédia feroz e melodrama enjoativo, "O Casamento de Muriel" é como uma iguaria exótica para estômagos fortes.
Comprova, de resto, a maturidade do cinema australiano, que oferece ao mundo uma das filmografias mais variadas e vigorosas.

Vídeo: O Casamento de Muriel
Produção: Austrália, 1994, 105 min.
Direção: P. J. Hogan
Elenco: Toni Collette, Bill Hunter, Rachel Griffiths, Jeanie Drynan
Distribuição: Top Tape (tel. 011/826-3066)

Texto Anterior: 'Vida Louca' registra vida barata
Próximo Texto: Antonio Farinaci desmitifica o bolero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.