São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como é a transmissão

ESPECIAL PARA A FOLHA

Junto com o modem vêm programas para comunicação de dados e fax. Para ocorrer a comunicação, o outro computador também deve estar ligado por modem a uma linha telefônica.
Um software especial para comunicação recebe o número de telefone do computador de destino e realiza a comunicação.
Quando a ligação é completada, o usuário recebe a mensagem do computador de destino (normalmente pedindo um username e uma senha) e em seguida pode utilizá-lo como se estivesse ligado diretamente. Claro que o usuário tem de estar autorizado no sistema receptor para poder usar o computador à distância.
A transmissão de fax, uma vez que o software de comunicação estiver instalado, pode ser feita por meio de um programa de edição de texto. A partir do editor de texto, o usuário escolhe Imprimir e seleciona o modem como dispositivo de impressão.
O modem/software detecta linhas ocupadas e erros na transmissão. Um "log" (arquivo registrando as transações executadas) é editado para cada novo envio ou recebimento. O usuário pode verificar a situação das transmissões mais recentes e visualizar ("view") as mensagens de fax enviadas e recebidas.
Também dá para compor mensagens diretamente do programa de controle do fax, por meio de "attachments", ou seja, selecionando os arquivos para adicionar ao fax. Esses arquivos são criados no menu de impressão do seu editor de texto.
O software de envio permite criar um arquivo tipo fax, que pode depois ser enviado ou combinado com outros. Arquivos fax podem ser criados a partir de diversos arquivos ou aplicativos e conectados no momento do envio.
Há dois tipos de transmissão: de alta e de baixa resolução, que alteram a qualidade (e certamente o tempo de envio) dos documentos.

ROSANE MINGHIM é mestre em engenharia elétrica pela Unicamp e PhD em computação pela Universidade de East Anglia (Inglaterra). Faz pesquisas em computação gráfica e visualização no ICMSC-USP.

EDUARDO MARQUES é mestre em ciências da computação e doutor em engenharia/sistemas digitais pela USP. Faz pesquisas em sistemas distribuídos e programação concorrente.

Texto Anterior: Modem veloz apresenta bom desempenho
Próximo Texto: Rivais desenvolvem novo disco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.