São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França acusa 23 por protestos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França acusou 23 pessoas por participar de protestos em Papeete (capital da Polinésia Francesa) nos dias seguintes ao teste nuclear realizado pelo país no atol de Mururoa (cerca de 1.000 km de Papeete).
Na terça-feira passada, a França fez seu primeiro teste na região. Entre os acusados, está o secretário-geral do sindicato Atia I Mua, Hiro Tefaarere, e outros 10 dirigentes da associação.
Eles são acusados de impedir a circulação aérea, destruir aviões, atacar policiais com armas e causar incêndios em prédios públicos. Dos 23 acusados, 19 continuarão detidos.
Procuradores franceses também decidiram manter sob poder da França indefinidamente os dois navios e o helicóptero do grupo ambientalista Greenpeace.
Os três foram tomados na semana retrasada, quando o navio Rainbow Warrior 2º (Guerreiro do Arco-Íris 2º) entrou em águas territoriais francesas.
Em Londres, um ativista britânico do grupo disse que foi ameaçado de morte por soldados franceses.
Ele disse que seis soldados apontaram armas contra ele e disseram que iriam matá-lo. Matthew Witting foi preso na lagoa do atol de Mururoa na semana retrasada. Ele chegou ao local com um caiaque. A França libertou anteontem oito políticos presos em uma embarcação do Greenpeace.

Texto Anterior: Teste não oferece risco à saúde, diz OMS
Próximo Texto: Benetton abre loja em Sarajevo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.