São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
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A nova imagem

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

- Fernando Henrique começa a vender a nova imagem do Brasil, sem inflação.
A manchete de Boris Casoy apresenta Fernando Henrique outra vez em campanha. Não mais eleitoral, mas ainda de venda de imagem.
Segundo a CBN, o centro da campanha vai ser uma estatística que surgiu pouco antes do embarque do presidente:
- A deflação vai ser explorada em seu discurso no Parlamento Europeu.
- Isso é verdade. Essa é uma coisa que na Europa é bem valorizada.
Talvez o presidente pudesse esperar um pouco, antes de apoiar-se na deflação para a propaganda do Brasil grande. Ontem na televisão, surgiam avisos de que a expressão não é sinônimo de paraíso e talvez nem se sustente.
Primeiro na Record, ao relacionar deflação com recessão, outra expressão em alta na economia brasileira.
Depois na Bandeirantes, com um oráculo anunciado pelo diretor da Fipe, de que a inflação vai ser baixa, mas apenas "se não houver aumento das tarifas federais, que estão pendentes".
E que não vão ficar pendentes por muito tempo mais.

Mais uma
Não vai ser fácil convencer Fernando Henrique. Ontem mesmo, da Europa, da Alemanha, surgiu uma das manchetes sempre animadas do Jornal Nacional:
- A Mercedes Benz vai instalar uma fábrica de carros no Brasil.
Mercedes, Volks, GM, Renault, a cada mês uma multinacional do setor anuncia que vai abrir uma nova fábrica no Brasil.
Não é à toa que o presidente, sempre que é questionado, como ontem, responde a todos falando em "fracassomania".

Guerra santa
Num dia, a Globo mostra "dom" Mariel, a caricatura do "bispo" Edir Macedo, desnudando uma mulher no púlpito, os seios e o mais de fora.
No dia seguinte, ontem, a Record, só a Record, mostra um congressista evangélico discursando do púlpito da Câmara, contra a Globo, iniciando um abaixo-assinado para instalar uma CPI da Globo.
Uma guerra santa, em capítulos diários.

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