São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente comemora a queda dos preços

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A BRUXELAS

O presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a Bruxelas, capital da Bélgica e da União Européia, festejando a perspectiva de deflação neste mês no Brasil, conforme anúncio feito anteontem pela Fundação Getúlio Vargas.
"É uma coisa que, na Europa, vai ser bem valorizada", disse ele, ao se referir à hipótese de que haja queda e não aumento de preços em setembro, segundo o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado).
A expectativa presidencial de que seus interlocutores europeus valorizem a deflação combina com o eixo do discurso que pretende fazer na Bélgica e na Alemanha.
FHC acha que o importante é mostrar que "o Brasil, agora, tem rumo". É conveniente, para isso, poder exibir uma inflação tão bem comportada que vira deflação.
O eixo do discurso foi repetido ontem, na breve entrevista que deu ao chegar ao Hotel Conrad. "Realmente, temos hoje um processo de estabilização em fase avançada de consolidação", disse FHC.
Voltou a criticar o que chama de "torcedores da fracassomania", ao apontar outros dados positivos sobre a economia brasileira: "Os prognósticos (sobre inflação) para o resto do ano são muito positivos, nossas reservas estão em níveis muito elevados e houve recorde de exportações em agosto".
Depois, emendou: "Agora, é crescer. Fazer com que a economia retome ritmo de crescimento, para oferecer mais empregos e mais bem-estar".
FHC também se mostrou animado com o acordo-quadro a ser negociado hoje entre a União Européia e o Mercosul. Acordo-quadro designa as linhas gerais de um entendimento, sem descer a detalhes específicos. Ontem, as delegações da União Européia e do Mercosul fecharam seus documentos para a negociação de hoje.
Ontem, FHC jantou na casa do embaixador brasileiro, Bernardo Pericás. Antes do jantar, ele plantou uma árvore no jardim da casa do embaixador.

Texto Anterior: Motta critica Hargreaves e FHC delega decisão
Próximo Texto: Embaixador do Brasil nos EUA tem alta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.