São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Álbum integrado eleva a qualidade dos músicos

ANA MARIA BAHIANA
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

Se, por um lado, "One Hot Minute" é um dos álbuns mais acessíveis de toda a discografia dos Red Hot Chili Peppers (a agridoce "My Friends, embalada por um violão, pode muito bem repetir o sucesso de "Under The Bridge), por outro é o mais experimental de todos.
A banda alterna compassos mais de uma vez em várias das faixas ("Warped, a primeira faixa de trabalho, é exemplo mais notável), cantos religiosos (ou algo muito parecido) enfeitam o arranjo de "Falling Into Grace, e surge até uma cuíca em "Walkabout.
Mas que os velhos fãs dos Peppers -aqueles que se encantaram justamente com o funk debochado e vigoroso da banda -não percam o sono: ainda há vestígios da velha assinatura musical dos Peppers em músicas como "Shallow Be Thy Games.
No entanto, dentro do contexto de "One Hot Minute", esses momentos são tão nostálgicos quanto deslocados -e embaraçosos, diante do avanço pelo qual a banda passou desde a entrada do guitarrista Dave Navarro.
Mais notável de tudo é a maneira como "Minute" enfatiza o trabalho dos instrumentistas da banda. Eles parecem dispostos a mostrar que é capaz de muito mais que funk juvenil -mesmo porque o tempo disso já passou, como fica dolorosamente óbvio nas poucas ocasiões em que a banda tenta voltar a sua fórmula.
Ironicamente, com a entrada de Navarro, a qualidade dos músicos da banda subiu: raríssimas vezes Flea e Chad tocaram com tanto esmero e dedicação.
Enquanto isso, Anthony Kiedis - graças à fraqueza de suas letras e a sua limitadíssima capacidade vocal - continuou no mesmo nível de sempre, bem aquém de seus colegas. E, de repente, Anthony tornou-se supérfluo nos Peppers.

Disco: One Hot Minute
Banda: Red Hot Chili Peppers
Gravadora: Warner
Preço: R$ 20 (média do CD)

Texto Anterior: Red Hot Chili Peppers
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.