São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Belarus mata 2 americanos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois norte-americanos que participavam de competição internacional de balonismo morreram anteontem quando o balão em que estavam foi derrubado pela defesa aérea de Belarus (ex-Bielo-Rússia, então república soviética).
O governo do país disse que um helicóptero militar se aproximou do balão e pediu por rádio que os tripulantes se identificassem. Os americanos teriam recusado se identificar e o balão foi derrubado.
O balão voava próximo a uma base aérea e de mísseis, no município de Berioza, próximo da fronteira de Belarus com a Polônia.
A identidade das vítimas não foi divulgada. Os dois participavam da competição Gordon Bennett.
Neste ano, estavam inscritos no torneio 17 balões, dos quais 3 eram dos EUA. Os balões saíram no sábado à noite de Wil, norte da Suíça. Vence a competição quem percorrer a maior distância em relação ao ponto inicial.
Os organizadores da competição disseram que os participantes tinham autorização do governo bielo-russo para entrar no espaço aéreo do país.
O governo de Belarus só divulgou ontem que o balão foi atingido. O Departamento de Estado dos EUA considerou inaceitável o atraso de 24 horas dos bielo-russos em notificar o país do ataque.
O departamento disse que pediu a Belarus que permita acesso total dos diplomatas dos EUA ao país e que faça uma investigação completa do ataque. Os EUA também se recusaram a identificar os balonistas. Outro balão americano aterrissou em Belarus anteontem.

Texto Anterior: Embaixada dos EUA em Moscou é atacada
Próximo Texto: Russos tiram 8.000 da Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.