São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Melhores praias são alcançadas por barco

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Na ilha de Mikonos, a primeira opção de praia é Yalo Platis, onde ficam os hotéis.
A topografia do mar é curiosa: é possível caminhar uma boa distância, no raso, com água pelo joelho e, de repente, há um abismo de quatro metros.
Nas ruas de Mikonos, turistas e nativos convivem com Petrus, o pelicano mascote da ilha, que costuma passear pelo porto à espera de restos de pescarias.
As melhores praias de Mikonos são Paradise e Superparadise, que podem ser alcançadas de barco, contornando a ilha.
Lá, é possível permanecer vestido ou tirar toda a roupa, tanto faz. Nas demais ilhas, as coisas não são diferentes.
Santorini tem casas construídas na pedra pome e as ruínas de uma cidade pré-histórica, que ainda estão sendo escavadas e não podem ser visitadas.

Roteiro
O roteiro mais comum pelas ilhas gregas inclui temporadas em Ios, Mikonos, Delos e Santorini, todas no mar Egeu, em direção ao sul.
Mas quem tem tempo costuma visitar também Rodes, no Dodecaneso, Corfu, no mar Jônico, e Creta, no Mediterrâneo, já a meio caminho entre a Europa e a África.
O tempo é um dado importante a ser considerado por quem pretende visitar a Grécia, especialmente as ilhas. É um risco incluir o país num roteiro de 30 dias pela Europa.
Quem se arriscar, certamente lamentará a curta permanência nas ilhas gregas.
O ideal é estabelecer um roteiro apenas entre Itália e Grécia. As viagens de barco são demoradas, podem levar mais de 12 horas. Para algumas poucas ilhas há linhas aéreas, mas a aventura certamente não será a mesma.
E os encantos das ilhas gregas enfeitiçam o visitante. Partir será sempre um sacrifício.

Texto Anterior: País conquistou a sua independência em 1829
Próximo Texto: Culinária é carregada de óleo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.