São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade comemora centenário da Bienal

KATIA CANTON
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mágica construída sobre as margens do rio Adriático, Veneza conjuga construções bizantinas e renascentistas, comércio sofisticado, sons de violino e cantorias por todas as esquinas. E, sobretudo, água, água por todos os lados.
Bela e idiossincrática, Veneza é senhora exclusiva de um cenário que inclui gondoleiros cantantes, a ponte Rialto, fervilhante de turistas e a inconfundível Piazza de San Marco, com pombos e "brigas" de orquestras ecoando entre os cafés vizinhos.
Veneza é tão particular pela sua geografia. São 117 ilhas alinhavadas por 150 canais.
São esquinas que se dobram, se entortam e se entrecortam, formando labirintos com percursos tão estreitos quanto belos.
Dobrando esquinas e penetrando ruelas, você encontrará uma praça mais exuberante do que outra, da pequena San Giacomo dell'Orio ao animado Campo San Stefano.
Carimbadas por fontes e pássaros, há praças especialmente agradáveis aos olhos no panorama noturno.
Depois que escritores como Stendhal, Ernest Hemingway e Henry James descreveram a magia de Veneza com genialidade, parecia não restar mais o que de novo se comentar sobre a cidade.
Mas há um outro lado dela, interessante e menos óbvio do que esse, deslumbrante e pitoresco das paisagens e construções históricas.
No verão, junto com as altas temperaturas e os melhores gelatos (sorvetes) do mundo, a cidade se cobre de exposições de artistas de todos os países e linguagens.
Até o dia 15 de outubro deste ano, os turistas têm um motivo para ir a Veneza: o centenário da Bienal de Arte.
Para quem não sabe, a Bienal de Veneza, criada em 1895, foi o modelo para todas as exposições internacionais de arte do mundo, incluindo a Bienal de São Paulo e a Documenta de Kassel, na Alemanha. É o evento de arte do século.

Texto Anterior: Culinária é carregada de óleo
Próximo Texto: Culinária da região é leve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.