São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Primavera terá mais dias frios que inverno

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo deverá ter mais dias frios nesta primavera do que no inverno, segundo previsão do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O meteorologista Gilvan Sampaio, 24, afirma que a entrada da estação, em 22 de setembro, vai enfraquecer o bloqueio que vem dificultando a entrada das frentes frias nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
"As frentes entrarão com mais facilidade e a temperatura ficará baixa por um ou dois dias, voltando a subir", afirma.
Esse bloqueio, situado sobre a Argentina, é um fenômeno comum no inverno, mas está mais intenso neste ano.
"O bloqueio é formado por jatos muito fortes de vento provocados pela pressão atmosférica no Pacífico Sul", explica Sampaio.
Sua ação faz com que as frentes frias sejam desviadas para o oceano Atlântico, o que justifica as altas temperaturas e a pouca chuva.
Quando o meteorologista fala de frio, está se referindo a mínimas por volta de 10oC e máximas pouco superiores a 20oC.
Para ele, esses dias serão alternados com outros de muito calor, com a máxima acima de 30oC.
A meteorologista Neide Oliveira, 38, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), afirma que a ocorrência de dias frios está condicionada às chuvas.
"Com a entrada das frentes e o aumento de nebulosidade, a temperatura cai", afirma. Isso acontecerá se a estação for normal, sem interferência de outros fenômenos.
"No ano passado, por exemplo, tivemos uma situação atípica em setembro, com pouquíssima chuva. Se o mês for normal, as temperaturas caem alguns dias, voltando a subir", afirma.
Segundo ela, as mínimas devem oscilar entre 10oC e 13oC. "Se entrar uma frente muito forte, a mínima pode chegar a 4oC", diz.
Sampaio afirma que as chuvas nas regiões Sudeste e Sul deverão aumentar a partir deste mês.
No Centro-Oeste, a seca deve durar pelo menos mais um mês, segundo ele. O problema é que as frentes não devem ter força suficiente para alcançar a região.

Texto Anterior: Fuvest começa a receber inscrições hoje
Próximo Texto: Prefeitura do Rio de Janeiro gasta US$ 15 mil em baile nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.