São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pianista cubano inaugura novo espaço para jazz em São Paulo

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo dia 24, São Paulo ganha mais um espaço dedicado ao jazz. Trata-se do Supremo Musical, casa que vai funcionar no subsolo do bar de mesmo nome.
Para o show de estréia está escalado ninguém menos que o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, 32, considerado o melhor do mundo por gente como o trompetista Dizzy Gillespie (1917-1993) e o tecladista Chick Corea.
"Eles deviam estar loucos quando disseram isso", disse Rubalcaba à Folha, por telefone, de sua casa em Santo Domingo, capital da República Dominicana.
Não foram razões ideológicas que fizeram o músico deixar Havana. "No meu novo endereço, acabaram todos os meus problemas com o visto americano."
Apesar do acesso de modéstia quando fala de si próprio, o pianista é digno de todos os superlativos usados por críticos e músicos para definir seu estilo percussivo e extremante rápido.
"Quando eu era criança, queria muito tocar percussão. Mas, na época, disseram que minhas mãos eram pequenas", lembra Rubalcaba quando justifica sua técnica.
Mesmo sendo filho do também pianista Guilhermo Rubalcaba, Gonzalo diz que não optou pelo instrumento por influência paterna.
"Foi minha mãe quem me mandou para a escola de piano."
Fortemente influenciado pelo bebop (escola jazzística do final dos anos 40), o pianista lembra que era difícil ouvir a música produzida por seus ídolos americanos.
O primeiro contato que Rubalcaba teve com eles foi em 1985, quando Gillespie esteve em Cuba participando de um festival.
"Eu não toquei no festival, mas eu me apresentava em um pequeno bar. Dizzy me ouviu, pegou uma partitura e perguntou: 'Quanto tempo você leva para aprender isto?'. Eu respondi: 'Se você quiser, posso tocar agora."'
No dia seguinte, Rubalcaba estava tocando como convidado de Gillespie no festival.
Essa será a terceira oportunidade que o músico visita São Paulo.
Em seus shows nesta temporada, o pianista se apresenta sozinho e toca standards do jazz e músicas do seu último trabalho, "Diz...", tributo a Dizzy Gillespie.

Show: Gonzalo Rubalcaba
Onde: Supremo Musical (r. da Consolação, 3.473, tel. 011/881-2250, Jardins, zona sul)
Quando: de 24 a 27 de setembro, às 21h e 23h
Ingressos: R$ 40

Texto Anterior: Karnak conquista público sem "hits"
Próximo Texto: Clare Peploe mostra sua viagem mágica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.