São Paulo, sábado, 16 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA têm 'voto postal'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A eleição do sucessor do senador Bob Packwood, do Estado de Oregon, noroeste dos Estados Unidos, vai ser feita pelo correio em 30 de janeiro próximo.
Será a primeira vez que a escolha de ocupante de um cargo político dessa importância usará esse processo nos Estados Unidos.
O governador de Oregon, John Kitzhaber, resolveu adotar o método com o objetivo de aumentar a participação de eleitores.
As primárias dos dois partidos também serão feitas pelo correio no dia 5 de dezembro.
O senador Bob Packwood renunciou a seu mandato depois de ter sido acusado por dois anos e meio de assédio sexual contra funcionárias do Senado.
Ele era um dos mais poderosos senadores do país. Pertence ao Partido Republicano, de oposição ao presidente Bill Clinton.
Todos os cinco integrantes da bancada de Oregon na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil) resolveram disputar a vaga.
O Partido Democrata, do governo, resolveu investir na eleição do sucessor de Packwood. Seus dirigentes acham que uma vitória em Oregon será a melhor maneira de iniciar o ano eleitoral de 1996.
Mas muitos analistas políticos argumentam que nenhuma conclusão sobre a eleição presidencial ou do Congresso poderá se tomar a partir do pleito para a escolha do sucessor de Packwood.
A situação é inusitada demais e o Oregon é um Estado pouco típico do comportamento eleitoral médio do país.
(CELS)

Texto Anterior: Powell inicia "campanha" com autobiografia e entrevistas à TV
Próximo Texto: Furacão Ismael deixa seis mortos no México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.