São Paulo, domingo, 17 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças viram músicos de orquestra

HELOÍSA BOURROUL
DA REDAÇÃO

Hoje, às 11 horas, a Orquestra Infanto-Juvenil de São Paulo (Ofij) se apresenta no Memorial da América Latina. As crianças da platéia estão convidadas a participar do concerto com qualquer instrumento musical trazido de casa.
A regente Gretchen Miller escolheu a "Sinfonia dos Brinquedos", de Haydn (1732-1809), para os convidados. "Preparamos partituras simplificadas para quem nunca tocou a música", conta a maestrina.
Ela acredita que a orquestra está pronta para executar a obra mesmo com a presença de sons e instrumentos inusitados como os de pianos de brinquedo, ou as batidas de colher em uma panela."Vale qualquer som", diz.
O concerto também conta com a presença das solistas Laura Imenes (flauta transversal), Anna Lena Zaddach (violoncelo) e Lisa Gabbai (violino).
Além da apresentação com a Ofij, elas tocam obras de Vivaldi (1678-1741) com a Orquestra de Câmara Juvenil de São Paulo, um grupo de ex- integrantes da Ofij, agora com mais de 15 anos.
As garotas foram as escolhidas para o solo do concerto de hoje em um concurso interno entre os 70 músicos do grupo infanto-juvenil.
O programa ainda inclui as músicas "Entrei na Roda" e "Garibaldi", de Villa Lobos (1887-1959) e "Hall of the Moutain King", de Grieg (1843-1907). A platéia não participa destas peças.
Gretchen conta que a orquestra está ansiosa para receber os convidados. "Eles vão tocar bem forte para ajudar as crianças que subirem ao palco", acrescenta.
A violinista Lisa Gabbai, de 11 anos, acha que os convidados não terão dificuldades para acompanhar a "Sinfonia dos Brinquedos". "Não podemos errar de jeito nenhum para não confundir quem veio da platéia", diz.
A violoncelista alemã Anna Lena Zaddach, de 13 anos, acredita que esta é uma boa oportunidade para que outras crianças entendam como funciona uma orquestra.
"Aqui no Brasil não há muitas orquestras de crianças", afirma a garota que mora há 4 anos no País.
É a primeira vez que a Ofij faz esta experiência com o público, em mais de dois anos de existência.
A orquestra foi fundada em 1993 pelos pais das crianças para incentivar talentos e promover o intercâmbio cultural.
No ano passado o grupo fez apresentações em Phoenix e Tucson, no estado norte-americano do Arizona. Em São Paulo, já tocaram no parque Ibirapuera, Museu de Arte de São Paulo (Masp) e Morumbi Shopping.

Concerto: "Traga seu Instrumento"
Orquestra: Filarmônica Infanto-Juvenil de São Paulo
Onde: Auditório do Memorial da América Latina (av. Mário de Andrade, 644, tel. 823-9611)
Quando: hoje, às 11 horas
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Por que o ímã danifica o disquete?
Próximo Texto: Tinetti faz recital em piano Steinway
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.