São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo shopping pode parar Morumbi

DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração de um novo shopping center deve trazer transtornos aos motoristas que circulam pela ponte Nova Morumbi e pelas avenidas Luís Carlos Berrini, Chucri Zaidan e Roque Petroni Júnior (zona sul de São Paulo).
O São Paulo Market Place, que será inaugurado no próximo dia 29 ao lado do MorumbiShopping e a cerca de 1 km do D&D Shopping, deve trazer um fluxo adicional de até mil veículos por hora no pico da tarde (por volta de 18h).
Os cálculos são da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
O novo shopping terá 161 lojas, área de 20 mil m2 e estacionamento para 2.000 carros.
O MorumbiShopping é três vezes maior que o novo empreendimento: tem 400 lojas, 60 mil m2 e 4.000 vagas no estacionamento.
No caso do D&D, de dimensões semelhantes ao novo shopping, o movimento chega a 5.000 veículos por dia, incluindo o hotel e o edifício de escritórios que fazem parte do mesmo complexo.
Segundo Nancy Schneider, 45, superintendente de planejamento da CET, os problemas no trânsito da região devem ser maiores no primeiro mês de funcionamento do Market Place.
"É sempre assim quando abre um novo shopping em São Paulo. Parece que a cidade inteira quer conhecer. Depois do primeiro mês, a situação se normaliza."
Ela citou como exemplo o Plaza Sul. Aberto em 94, o shopping causou transtornos no trânsito da avenida Ricardo Jafet, no Ipiranga (zona sul), nos primeiros dois meses de funcionamento. "Hoje não há grandes problemas."
Segundo Schneider, toda vez que surge um novo pólo gerador de trânsito na cidade, a CET faz um estudo do impacto que ele vai causar. "A partir daí fazemos exigências de obras aos responsáveis pelo local para aliviar esse impacto", diz a superintendente.
No caso do Market Place, os administradores do shopping construíram uma alça de acesso da marginal Pinheiros ao largo Los Andes, em frente ao novo shopping. Também foi feito um alargamento na pista da marginal, no trecho entre o novo shopping e a ponte Nova Morumbi.
"Em alguns casos, vai até facilitar a vida do motorista. Quem vem da zona sul pela marginal, por exemplo, tem acesso direto aos shoppings e não tem de dar a volta que dá hoje", diz ela.

Texto Anterior: Curso sobre o pensamento racista no Brasil tem início hoje na USP
Próximo Texto: Para administradores, tráfego vai melhorar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.