São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Computador acelera produção de vídeo

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA FOLHA

Boa parte dos programas, clipes e comerciais que você vê na televisão é editada em computador.
Os sistemas digitais trazem para a edição de vídeo uma capacidade que só existia no cinema: a possibilidade de cortar, montar e remontar pedaços de filme de uma maneira não-linear.
No sistema convencional, o operador de uma ilha de edição precisa encontrar trechos determinados em várias fitas de vídeo e copiá-los para uma outra fita, onde será montado o filme final.
Para chegar até o trecho certo, ele tem de rodar a fita até o ponto determinado. Uma vez montado o filme, não há como tirar um pedaço do meio para encurtá-lo ou acrescentar uma nova cena.
No processo digital, os trechos de vídeo ficam guardados no disco rígido (como qualquer outro arquivo de computador) e podem ser trabalhados por um soft de edição.
Com esse programa, o editor pode cortar e colar pedaços de vídeo. Basta clicar com o mouse para ir de um trecho do vídeo para outro. Se mudar de idéia, o editor pode encaixar um novo trecho ou trocar dois trechos de lugar.
"A edição digital é, no mínimo, três vezes mais rápida que a analógica", diz Fernando Weisberg, diretor da produtora de vídeo Arquimagem.
Responsável pela produção da série educativa Telecurso 2.000, a Arquimagem edita dois programas do Telecurso por dia em duas estações Avid 1.000, baseadas em um micro Macintosh.
Weisberg calcula ter investido cerca de US$ 150 mil em seu sistema de edição, que possui 36 Gbytes de disco rígido.
Essa capacidade é o suficiente para conseguir armazenar cinco horas de vídeo em alta qualidade.
"Além da rapidez, o sistema permite uma qualidade maior das ilustrações e um uso mais integrado da computação gráfica, que acaba gerando programas mais ricos e interessantes", diz.
A Planeta Film edita filmes institucionais e clipes e está entrando em um novo mercado: o de edição de vídeo para multimídia.
O sistema usado é o "Media 100", também baseado em Macintosh, no qual foram investidos cerca de US$ 60 mil.
"O 'Media 100' é perfeito para fazer vídeo para multimídia, porque tem uma grande qualidade de imagem aliada a uma alta compressão", diz Alexandre Boechat, diretor da Planeta Film.
Para ele, devido à facilidade de uso, o vídeo digital "em breve invadirá totalmente a televisão".

ONDE SABER MAIS
CROSSPOINT: tel. (021) 325-1363; PHASE: tel. (021) 580-5688; PROTV: tel. (011) 829-2332; XPLUS: tel. (011) 725-4480

Próximo Texto: "PageMaker" já pode ser atualizado para 6.0; Kit multimídia vem com 12 títulos em CD; Soft para arquitetos chega em nova versão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.