São Paulo, segunda-feira, 18 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colin Powell descarta candidatura a vice

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O general Colin Powell, 58, virtual candidato às eleições presidenciais dos Estados Unidos no ano que vem, disse em entrevista à rede de televisão britânica BBC ontem que não está interessado na vice-presidência.
"Sou conhecido por ser uma pessoa cautelosa e sempre gosto de manter todas as opções, então não poderia descartar nada prematuramente. Mas no momento a vice-presidência não é algo que me atrai", disse Powell, ex-chefe do Estado Maior dos EUA.
Powell confirmou que poderia decidir concorrer às eleições em novembro, depois de uma viagem que fará para publicar seu livro autobiográfico, "My American Journey" (Minha Jornada Americana).
Entretanto, ele disse que a decisão de não concorrer à presidência em novembro de 1996 não necessariamente excluiria uma oferta mais tarde.
"Eu não sou um homem tão novo, mas também não sou tão velho a ponto de não considerar a hipótese mais tarde", disse.
Powell, que diz pretender se candidatar pelo Partido Republicano ou como candidato independente, elogiou os líderes republicanos Newt Gingrich e Bob Dole, a quem chamou de "competentes e interessantes".
Powell disse também que vê com insatisfação a "direção intelectual dos republicanos e democratas. Segundo ele, esse fenômeno abre espaço para a criação de um terceiro partido nacional nos EUA. "Acho que há muitos americanos que estão procurando coisas diferentes".
Segundo Powell, o milionário Ross Perot, que concorreu às últimas eleições presidenciais, em 1992, mostrou o potencial de um candidato independente. Perot ainda não decidiu se volta a concorrer.
Powell descartou explicitamente ser indicado pelo Partido Democrático, dizendo que seria muito difícil disputar o turno das eleições à presidência em seu próprio partido.
Ele também expressou desapontamento com o Partido Democrático."Eles não têm a mesma firmeza intelectual, eles não estão vivos como o Partido Republicano".

Texto Anterior: Menem quer indultar rebeldes, diz jornal; Rainha-mãe proíbe Charles de ver Camila; Abu Jamal recorre à Justiça americana; Explosão mata 4 em café turco; Andreotti é acusado de encontrar Máfia; Político alemão sofre atentado à bomba; Restos de Romanov são translatados; Astronautas dos EUA desentopem banheiro; Desenhos de Asterix vão a leilão em Paris
Próximo Texto: Furacão fere 26 mil e mata 40 no México
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.