São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

ABCZ pede crédito para compra de touros

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, pediu ao governo a abertura de uma linha de crédito para aplicação em programas de melhoramento genético do gado nacional.
Borges Mendes, que sucedeu o pecuarista Romulo Kardec de Camargos e tomou posse no final de agosto, sugere a captação dos recursos no mercado internacional.
"A idéia é o lançamento de um bônus pecuário de médio e longo prazo, com garantia do Banco do Brasil", afirma.
O dinheiro seria repassado aos criadores a juros equivalentes aos contratados na captação, com acréscimo da uma pequena taxa de administração, defende Borges Mendes.
Os pecuaristas usariam os recursos na aquisição de tourinhos melhoradores. "O Brasil tem uma defasagem de 200 mil touros para cobertura das matrizes bovinas", afirma ele.
Segundo o presidente da ABCZ, a carência de recursos está levando grande parte dos pecuaristas a recorrer a touros comuns para cobertura de suas vacas.
"Os produtos nascem sem nenhuma qualidade e a produtividade do gado fica estacionada", diz.

Texto Anterior: OB vende 240 animais no Centro-Oeste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.