São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PMDB exige ministério 'de expressão'

DENISE MADUEÑO; GUILHERME EVELIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PMDB exige do governo mais um ministério e pressiona por maior participação no núcleo de decisões políticas. O líder do partido na Câmara, Michel Temer (SP), defendeu uma reforma ministerial que conceda uma pasta de "expressão" para a legenda.
"Temos de ter um ministério para formular a política do PMDB", declarou Temer.
O PPB, resultado da fusão do PPR e PP, também pressiona para conseguir uma vaga no Ministério.
A reforma ministerial é defendida também pelo vice-líder do PSDB na Câmara, Arthur Virgílio (AM). "O governo não pode ignorar o novo desenho político do Congresso", afirmou.
Segundo avaliação da Folha colhida junto a aliados de FHC, o ideal seria mudar o ministério no início do próximo ano, após a aprovação do Fundo Social de Emergência pelo Congresso, para evitar atrito na base governista.
Um dos ministérios pretendidos pelo PMDB é o da Agricultura, hoje ocupado por José Eduardo de Andrade Vieira, do PTB. Um dos nomes cotados seria o do senador Iris Rezende (PMDB-GO).
Ao PPB interessa o Ministério da Indústria e do Comércio, ocupada pela tucana Dorothea Werneck. O nome mais cotado é o deputado Francisco Dornelles (RJ).
Entre os tucanos, a nova configuração do ministério passa pela saída de Jobim da Justiça. Ele seria indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
Dois nomes são citados pelos tucanos para a Justiça. O primeiro é o do atual chefe de gabinete de Jobim, José Gregori. O outro é o do ex-presidente nacional do PSDB Pimenta da Veiga.
Uma reforma ministerial desagrada ao PFL. "O PFL como parceiro não tem informação e não pleiteia uma reforma ministerial", disse o deputado Paulo Bornhausen (SC).
(Denise Madueño e Guilherme Evelin)

Texto Anterior: FHC anuncia 1º ônibus da VW
Próximo Texto: Luís Eduardo critica demora na privatização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.