São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seca provoca encalhe de peixes em rio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

A seca que dura cinco meses no Pantanal de Mato Grosso do Sul está impedindo que milhares de peixes subam o rio Miranda.
Há oito dias, um cardume de aproximadamente 4 km de extensão, segundo a Polícia Florestal, tenta ultrapassar um dos trechos mais rasos do rio.
Os peixes buscam a nascente do rio para desovar. O fenômeno é conhecido como piracema.
Oito homens da Polícia Florestal acompanham o cardume para evitar que os peixes, a maioria curimbas, sejam capturados por turistas e pescadores da região.
No trecho onde o cardume está estacionado, a cerca de 30 km da cidade de Miranda, os peixes chegam a ficar com as barbatanas fora d'água. "Só uma boa chuva, capaz de encher os rios, pode ajudar esses peixes", explica o major Luiz Catalino, que comanda o trabalho dos policiais.
O biólogo Reginaldo Yamasciro, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, diz que o fenômeno é localizado. Segundo ele, se não chover nos próximos dias, a tendência é de atraso na reprodução. "Eles são como relógios biológicos. Só sobem para reproduzir quando o rio começa a encher. Se não houver condições, a piracema pode começar com atraso."

Texto Anterior: Assembléia de Minas lança 5 livros infantis
Próximo Texto: Saco plástico é usado como preservativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.