São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importadores pedem facilidades ao governo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os importadores de automóveis pediram ontem à ministra Dorothea Werneck (Indústria, Comércio e Turismo) maior facilidade no pagamento de impostos dos cerca de 45 mil carros estocados nos portos e áreas de alfândega.
Além do parcelamento dos impostos em quatro vezes, já autorizado pelo governo, os importadores pedem a liberação da apresentação de carta de fiança bancária (documento exigido pelo governo para parcelar a dívida).
"A exigência praticamente inviabiliza a liberação destes carros. O setor está endividado e não consegue a fiança", disse Emílio Julianelli, presidente da Abeiva (associação das empresas importadoras de veículos).
Julianelli reconheceu que a Receita Federal deve exigir alguma garantia contra a inadimplência. Mas disse não conhecer alternativa para substituir a fiança. "Esse é um problema que deve ser resolvido pelo próprio governo", disse.
A Receita Federal publicou ontem no "Diário Oficial da União" a instrução normativa que põe em prática o parcelamento do Imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados.

Texto Anterior: Especulação com tarifas faz juro subir
Próximo Texto: Commodities recebem R$ 2,2 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.