São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

TV paga traz um porre de telejornalismo

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

No mercado brasileiro de TV paga, um único canal de telejornalismo, a CNN, atingia no início de setembro 673 mil domicílios.
Não há pesquisas sobre a audiência efetiva dessa emissora que transmite diariamente em inglês por 2l horas e 30 minutos e em espanhol por duas horas e meia.
Mas ela é, entre todas as estações, a mais presente nas parabólicas, antenas de sinal codificado e redes a cabo da Net-Brasil e TVA, que a distribuem e têm hoje, em conjunto, 800 mil assinantes.
A CNN não é o único canal de TV paga com programação exclusiva de telejornalismo.
Há cinco outras no mercado. Elas formam um segmento que procura derrubar o dogma segundo o qual o público só se interessa por informações que digam respeito a seu cotidiano local, e que são apenas transmitidas pelas redes de sinal aberto (como a Globo).
Mas sua estrutura pesada -60 correspondentes em todo o mundo- é colocada a serviço do governo do país de origem.
Na segunda-feira da semana passada, por exemplo, um ministro mexicano opinou generalidades por dois minutos sobre a conferência da mulher, em Pequim, quando a verdadeira notícia estava nas divergências para a redação das resoluções finais daquele encontro.
Com um telejornalismo em espanhol bem mais dinâmico, há o Telenotícias, propriedade da agência britânica Reuters e do grupo mexicano Telemundo. Na tarde da segunda-feira da semana passada, ele levou ao ar, em 30 minutos, 24 reportagens originárias de 19 países diferentes.
A emissora quer disputar a audiência dos hispânicos dos Estados Unidos com a NBC-Canal de Notícias, subsidiária da NBC e cujo sinal também é distribuído pela Net, TVA e associados.
O Canal de Notícias tem um bom padrão de edição, mas leva ao ar informações de interesse menor para o público brasileiro, como, na terça-feira passada, longas reportagens sobre dois crimes, um no Texas e outro em Maryland.
A Argentina possui um canal só de informações, o CVN, que a TVA distribui por cabo. De segunda a sexta, entre 12h e 17h, só transmite economia.
Para bons documentários, há o GNT (Globosat News Television), o único canal de telejornalismo brasileiro legendado ou falado em português. Em português há também os telejornais da RTP (emissora de Portugal, via TVA).

Próximo Texto: BBC-TV ainda não chegou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.