São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Henriqueta Brieba morre no Rio aos 94

DA SUCURSAL DO RIO

A atriz Henriqueta Brieba morreu ontem de madrugada, aos 94 anos, no hospital São Lucas (Copacabana, zona sul do Rio), onde estava internada há 46 dias.
A causa da morte foi insuficiência respiratória. A atriz sofria de enfizema pulmonar. Estava internada para tratar de uma infecção grave no aparelho respiratório.
Nascida em Barcelona (Espanha), Henriqueta Nogues Brieba se naturalizou brasileira em 57. Era viúva do ator João Lopes de Mattos. O filho único do casal, Sérgio, morreu em 1991. Ela vivia com a nora e com dois netos em um apartamento no Rio.
O enterro seria ontem, às 16h, no cemitério São João Batista (zona sul). Pela manhã, a família da atriz preferiu que o velório ficasse restrito aos parentes. À tarde, era esperada a presença de atores e amigos de Brieba.
Um dos orgulhos de Brieba era ter estreado no teatro aos 4 anos, ainda na Espanha. Ela era filha do ator Jose Galeno, dono de companhia teatral que percorria Espanha e Portugal.
Brieba chegou ao Brasil em 1919. Antes de vir para o Rio, a família morou em Manaus, Belém e Recife. Atriz de teatro de revistas, operetas e radionovelas, começou a ser conhecida ao ingressar na companhia teatral de Vicente Celestino e Gilda de Abreu.
Em 78, por seu trabalho na peça "Caixa de Sombras", recebeu o Prêmio Molière como melhor atriz da temporada. O teatro do Tijuca Tênis Clube (zona norte do Rio) leva seu nome.
Brieba era funcionária da Rede Globo, onde trabalhou em novelas, seriados, casos especiais, programas infantis e humorísticos.
No programa "Viva o Gordo", do humorista Jô Soares, interpretou o personagem "Porno Mãe", bastante conhecido na primeira metade da década de 80.
As principais novelas em que trabalhou foram "Assim na Terra Como no Céu" (70), "Uma Rosa com Amor" (72), "Escalada" (75), "Estúpido Cúpido" (76), "Guerra dos Sexos" (83), "Meu Bem Meu Mal" (90) e a última delas, "Mapa da Mina" (93).

Texto Anterior: Exposição de Matisse deve chegar ao Brasil
Próximo Texto: Livro narra aventura africana de Guevara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.