São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Moto pode ser equipada para levar bagagens

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Motociclistas devem seguir as especificações dos fabricantes e dirigir com cautela quando carregam bagagens ou encomendas.
Existem no mercado lojas especializadas em acessórios para transporte de cargas em motos, que comercializam vários tipos de bolsas e baús -que podem ser adaptados e fixados às motos.
Mas nem todos os modelos de motocicletas suportam muito peso. O assessor de vendas da Honda, Wilson Yasuda, diz que a maioria das motos não é projetada para carregar peso na parte traseira.
"Elas precisam receber reforços no chassi e na parte traseira para suportar o peso da carga."
O peso do passageiro -chamado dinâmico- se movimenta, por exemplo, nas curvas, mas não significa prejuízo à dirigibilidade da motocicleta.
O mesmo não acontece com o peso estático (da bagagem). O peso máximo de bagagem para uma motocicleta é de 20 quilos.
Peso acima desse limite pode provocar rompimento do chassi e danos à suspensão traseira. O equilíbrio do motociclista também pode ser prejudicado.
A NK fabrica baús por encomenda. "A vantagem dos baús é maior estabilidade para o motociclista", afirma a dona da empresa Andréia Nakamura.
Segundo ela, as mochilas, se carregadas nas costas, podem desequilibrar o condutor e se enroscar na corrente das rodas.
Entre as motos projetadas pela Honda, as motos Cargo e Titan CG são os únicos modelos da marca que foram projetados para transportar cargas na traseira.
A Honda não dá garantia para motociclistas que instalam baús. Se o suporte não é adequado, a porca pode se romper por fadiga e o amortecedor pode cair, provocando acidente.

Próximo Texto: Motociclistas preferem bolsas fixas a mochila
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.