São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995 |
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Veja como aumentar vida útil do veículo
MARCELO TADEU LIA
O primeiro passo para manter o carro em ordem, pelo maior tempo possível, é respeitar os períodos previstos de revisão, trocas de fluidos e de componentes mecânicos (veja quadro abaixo). "É como aquele velho ditado: é muito mais barato prevenir do que remediar", recomenda Vinicius Losacco, preparador de motores. Uma vez por semana, por exemplo, o nível do óleo de motor deve ser verificado, a água do sistema de refrigeração deve ser completada e os pneus, calibrados. "Nunca complete o óleo do motor. O correto é trocá-lo quando o nível estiver baixo", diz Losacco -o óleo, com o passar do tempo, formar uma espécie de "goma" (pasta) que causa entupimentos. Outro cuidado simples é evitar rodar com o tanque de combustível vazio. O reservatório com pouco combustível favorece o acúmulo de sujeira -causa de futuras falhas mecânicas e obstruções. Dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem é outro "vício" que causa problemas aos componentes do câmbio e embreagem. Check-up Sistemas diretamente ligados à segurança -suspensão e freios- merecem um check-up periódico. Quanto aos freios, pastilhas gastas provocam silvos (sons agudos) junto à roda e desgaste precoce do disco. Vazamentos de óleo e falta de estabilidade podem indicar problemas nos amortecedores. Um teste simples para saber se os amortecedores estão em ordem é apoiar-se -com força- no pára-lama e empurrá-lo para baixo. Se o carro balançar três ou mais vezes, as peças estão danificadas. Texto Anterior: Imexla lança trava de volante com alarme; Equipamento limpa motor em 15 minutos; O NÚMERO; Griffe Alfa Romeo chega às lojas da marca Próximo Texto: <UN->Retífica recupera motor 'velho'<UN> Índice |
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