São Paulo, terça-feira, 19 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veja como aumentar vida útil do veículo

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Pequenos cuidados e uma correta manutenção preventiva podem aumentar a vida útil de componentes vitais do veículo -suspensão, câmbio, freios e motor.
O primeiro passo para manter o carro em ordem, pelo maior tempo possível, é respeitar os períodos previstos de revisão, trocas de fluidos e de componentes mecânicos (veja quadro abaixo).
"É como aquele velho ditado: é muito mais barato prevenir do que remediar", recomenda Vinicius Losacco, preparador de motores.
Uma vez por semana, por exemplo, o nível do óleo de motor deve ser verificado, a água do sistema de refrigeração deve ser completada e os pneus, calibrados.
"Nunca complete o óleo do motor. O correto é trocá-lo quando o nível estiver baixo", diz Losacco -o óleo, com o passar do tempo, formar uma espécie de "goma" (pasta) que causa entupimentos.
Outro cuidado simples é evitar rodar com o tanque de combustível vazio.
O reservatório com pouco combustível favorece o acúmulo de sujeira -causa de futuras falhas mecânicas e obstruções.
Dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem é outro "vício" que causa problemas aos componentes do câmbio e embreagem.
Check-up
Sistemas diretamente ligados à segurança -suspensão e freios- merecem um check-up periódico.
Quanto aos freios, pastilhas gastas provocam silvos (sons agudos) junto à roda e desgaste precoce do disco.
Vazamentos de óleo e falta de estabilidade podem indicar problemas nos amortecedores.
Um teste simples para saber se os amortecedores estão em ordem é apoiar-se -com força- no pára-lama e empurrá-lo para baixo. Se o carro balançar três ou mais vezes, as peças estão danificadas.

Texto Anterior: Imexla lança trava de volante com alarme; Equipamento limpa motor em 15 minutos; O NÚMERO; Griffe Alfa Romeo chega às lojas da marca
Próximo Texto: <UN->Retífica recupera motor 'velho'<UN>
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.