São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tiroteio fecha a Linha Vermelha

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

Um tiroteio entre policiais e supostos traficantes da favela Nova Holanda (Bonsucesso, zona norte do Rio) fechou por quase três horas a Linha Vermelha, um dos principais acessos ao Rio.
Segundo a polícia, por volta das 9h cinco policiais do 22º BPM (Batalhão da Polícia Militar) estavam fazendo uma operação de rotina na favela, quando encontraram um grupo de três traficantes.
No tiroteio, um dos traficantes, conhecido como "Cheiroso", foi baleado. Ele foi levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, onde morreu. Os outros dois fugiram.
Revoltados com a ação policial, cerca de 800 moradores da favela, segundo a PM, invadiram a Linha Vermelha, por volta das 11h.
Os moradores fecharam uma das pistas com blocos de concreto e começaram a atirar pedras contra os veículos que passavam.
Um grupamento do Batalhão de Polícia Rodoviária -responsável pelo patrulhamento da Linha Vermelha- chegou ao local e foi recebido a tiros. Segundo a polícia, os atiradores, armados com fuzis, estavam nas lajes das casas.
Foi pedido reforço à Polícia Civil, ao 22º e ao 5º BPM e à Polícia Federal. Ao todo, cerca de 80 policiais participaram da operação, que teve apoio de um helicóptero.
Segundo a PM, ninguém ficou ferido na troca de tiros. Após o tiroteio, cerca de 40 policiais entraram na favela. Não foram apreendidas armas ou drogas. Um suposto traficante, Marcos Vinícius Silva Lopes, 28, se entregou.
O 22º BPM recebeu, por meio de um telefonema anônimo, a informação de que o fechamento da Linha Vermelha e a manifestação teriam sido uma estratégia dos traficantes para despistar a polícia.
"Nos informaram de que eles fecharam a Linha Vermelha para nos atrair para lá e, com isso, retirar um traficante ferido pela avenida Brasil (outra saída da favela)", disse o sargento Marco Antônio, relações-públicas do 22º BPM.
A PM acredita que esse traficante tenha sido ferido na troca de tiros ocorrida no início da manhã.
A Linha Vermelha só foi reaberta às 13h50. O congestionamento atingiu 5 km de extensão e chegou até o início da rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo).
Um inquérito policial foi aberto para apurar se houve excessos da polícia na ação. Segundo a PM, os procedimentos adotados são rotineiros quando há confronto entre policiais militares e a população.

Texto Anterior: Campinas contrata 28 meninos de rua; O NÚMERO; Juiz manda fechar duas bancas do jogo do bicho; Adolescente morre em acidente em MG
Próximo Texto: 'Parecia a Bósnia ou o Vietnã'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.