São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Profecias de 'Rock Horror' se concretizam

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

"The Rocky Horror Picture Show" -mistura de musical, comédia, filme de terror e thrash movie dirigida pelo australiano Jim Sharman em 1975- chegou ao Brasil em vídeo, depois de ficar desaparecido por anos a fio.
O filme é cult absoluto entre cinéfilos e o público underground, tanto por suas qualidades quanto pelos defeitos.
Baseado em uma obscura peça londrina, foi recebido friamente na estréia e se transformou aos poucos em objeto de adoração.
Retirado rapidamente dos circuitos de exibição, permaneceu em cartaz apenas numa sessão da meia-noite em Nova York. Aí começaram a aparecer fãs vestidos a caráter, imitando os personagens, o que ajudou a fazer a fama do filme quase tanto quanto o próprio filme.
"Rocky Horror" gira em torno do doutor Frank N. Furter (Tim Curry), cientista maluco e travesti migrado do planeta Transexual, da galáxia de Transilvânia.
Ele recebe a visita, em seu castelo, do provinciano e caretão casal Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Sarandon, em seus primórdios, mas já hilária).
Eles chegam justamente quando Furter cria um monstro de músculos abundantes e cabelos louros para satisfazer seus furores sexuais. É Rocky Horror (Peter Hinwood).
Enquanto Furter seduz o casal, tirando a virgindade de Janet e, em certo sentido, a de Brad também, seu séquito de discípulos se revolta. O corcunda Riff Raff (Richard O'Brien) e sua irmã Magenta (Patricia Quinn), apaixonados pelo mestre, ficam com ciúmes de Rocky e passam a persegui-lo.
Toda a trama é pretexto para horrendos (e debochadíssimos) números musicais impregnados de uma estética que parodia (querendo copiar) o astro David Bowie. Chegam mais perto de grupos que surgiam à época, como Queen (Freddie Mercury e Frank N. Furter são, definitivamente, a mesma pessoa) e Abba.
Num nonsense que é a marca do filme, surge do nada o roqueiro Eddie (o também roqueiro Meat Loaf), que será assassinado por Frank N. Furter após cantar um rock ortodoxo.
Em pleno 1975, precedendo a discoteca e o punk, mas já os absorvendo, "Rocky Horror" justifica sua longevidade.
Profetiza o que aconteceria daí em diante: a morte do rock, conseguida pelas mãos de um travesti pop criado aos moldes do Bowie de "Ziggy Stardust" ou "Aladdin Sane" e já antevendo Madonna, Prince, Michael Jackson.
"Rocky Horror" vai além, pois. Profetiza os anos 80, com figuras kitsch, bregas, darks e yuppies despencando pela tela.
A precariedade técnica e a cafonice das canções (propositais, provavelmente) encontram contraponto no elenco afinado, em que se destacam o corcunda mal-amado de O'Brien (também compositor das músicas) e a cara-de-bocó de Sarandon. Só destoa, vez por outra, a afetação de Curry.
O fim do filme é triste, assim como foi a concretização de suas profecias. É muita coisa para um filme só. Tinha mesmo que virar cult.

Vídeo: The Rocky Horror Picture Show
Direção: Jim Sharman
Produção: Inglaterra, 1975
Com: Tim Curry, Susan Sarandon, Barry Bostwick, Richard O'Brien, Patricia Quinn, Little Nell, Jonathan Adams, Peter Hinwood, Meat Loaf
Lançamento: Abril Vídeo (tel. 011/837-4500)

Texto Anterior: O pianista Marcelo Bratke toca só hoje no Cultura Artística
Próximo Texto: 'Seis Graus' conta bem uma boa trama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.