São Paulo, quarta-feira, 20 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD sobre cobras é bonito, mas traz erros

MARCELO SANTORO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os curiosos e amantes da vida animal ficarão perplexos diante do lançamento do CD-ROM "Serpentes Brasileiras", aplicativo de fácil instalação e manuseio.
Há fotografias e filmes de excelente qualidade visual, mas o texto é básico, dedicado exclusivamente ao primeiro grau.
Há informações incorretas em quase todos os tópicos, principalmente relacionadas à biologia das serpentes.
A ficha descritiva das serpentes Bothrops jararaca, por exemplo, as apresenta como ovovivíparas (nascem dentro de um ovo, mas já desenvolvidas), mas são vivíparas (não põem ovos).
Os recursos do CD-ROM (gravar sons e imagens) poderiam ter sido aproveitados para mostrar a estrutura anatômica interna das serpentes, em um atlas anatômico, em vez de um esquema básico.
Há erros em relação ao quadro clínico e à frequência de picadas de serpentes em pessoas. Há uma inversão na frequência dos acidentes provocados por cascavéis (8,2% dos acidentes ofídicos no Brasil) e surucucus (2,9%).
Falta ainda um tópico relacionado aos primeiros socorros após uma picada de serpente.
O texto referente à produção de soros antiofídicos também traz erros. Por exemplo: a inoculação de veneno nos cavalos (para a produção de soro) não é feita em intervalos semanais; anticorpos estão presentes no sangue, mas não são produzidos pelo sangue.
Os realizadores poderiam ter produzido algo mais elaborado, em vista da grande curiosidade que as pessoas leigas têm em relação às serpentes.
O tópico Lendas e Crendices, em particular, deveria ter recebido mais atenção e cuidado. Informações excessivamente simplórias dão margem a dúvidas e podem gerar mais crendices.
O tópico que fala sobre a ingestão de bois não é preciso, pois parece que a serpente não engole bois apenas por causa dos chifres, que obstruem a digestão, e não por causa do tamanho do animal.
Há ainda erros de ortografia, como na palavra abscesso, que está escrita sem o primeiro s.
Esse aplicativo deveria ter um caráter mais instrutivo, com informações coerentes e corretas, e que servissem a uma gama maior de usuários de CD-ROM, além de estudantes de primeiro grau.

MARCELO L. SANTORO é veterinário e pesquisador científico do Laboratório de Fisiopatologia do Instituto Butantan.
Serpentes Brasileiras custa R$ 49 e pode ser encontrado nas livrarias Saraiva.

Texto Anterior: Feira apresenta novidades em redes
Próximo Texto: Hewlett-Packard lança impressora mais barata; Alfa Digital tem série de portáteis de 100 MHz; Updating está vendendo Pentium de 133 MHz; Linha de fax/modem é novidade da Alcatéia; Programa da Pix gerencia disco rígido e faz backup
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.