São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O JAZZ DE 'A' A 'Z' DE NOVA ORLEANS

A - Armstrong, Louis (1900-1971) - Antes dele, o jazz era uma expressão musical coletiva. Responsável pela abertura do espaço para o músico solista.

B - Bechet, Sidney (1897-1959) - Saxofonista soprano e clarinetista que, juntamente com Coleman Hawkins, fez do sax um instrumento sério no jazz.
Blues - Fundamental para o desenvolvimento do jazz, esse gênero é, basicamente, uma sucessão de três acordes espalhados em 12 compassos (unidade métrica musical)
Bolden, Buddy - Tido como o primeiro músico do gênero. A comunidade de Nova Orleans considera a criação de sua banda, em 1895, como o início do jazz.

C - Cajun (pronuncia-se 'queidjun') - Tipo de música que funde elementos do country com ritmos negros da Louisiana. Seus principais instrumentos são o acordeão e o violino.

D - Dixieland - Estilo primordial do jazz baseado em ritmo semimarcial e na improvisação coletiva. Era majoritariamente tocado por bandas de músicos brancos. Se, por vezes, soavam menos expressivas, essas bandas eram tecnicamente mais bem preparadas.

G - Ghost Note - Técnica de sugerir a nota, em vez de fazê-la soar plenamente. Louis Armstrong é o pioneiro dessa técnica no trompete. Para isso, deixava de pressionar completamente as válvulas do instrumento.

H - Hot (quente em inglês) - Adjetivo associado às performances cheias de swing das bandas de Nova Orleans e das primeiras big bands. Geralmente, o repertório era composto por temas populares tocados com pouco ou nenhum improviso.

J - Jazz - Uma das explicações etimológicas para o surgimento da palavra é que ela viria do verbo "jaser", que em dialeto créole significa divertir.

K - King Oliver's Band - Grupo que abriu as portas de Chicago para Louis Armstrong. O trompetista entrou para a banda em 1922.

L - LaRocca, Nicky - Trompetista fundador da Original Jazz Band em Nova Orleans. Gravou o primeiro disco de jazz da história em 1917. Para muitos, esse ano seria o marco inicial do gênero.

M - Marsalis, Wynton, 34 - Virtuose do trompete, é exímio melodista tanto no jazz quanto na música erudita. É o membro mais famoso do clã Marsalis, formado por seu pai Ellis (piano) e seus irmãos Branford (saxofone) e Defeayo (trombone).
Morton, Jelly Roll (1885-1941) - Pianista responsável pela quebra da estrutura rígida do ragtime (estilo predecessor do jazz). Um dos primeiros músicos a desenvolver o aspecto sincopado e dançante do jazz. Suas inovações desembocaram no que, décadas depois, viria a ser batizado de swing.

N - Neville - Outro clã local. Seu subproduto mais famoso é a banda de rhythm and blues Neville Brothers. Charmaine Neville, a irmã caçula, se revelou uma competentíssima cantora de jazz.

R - Ragtime - Estilo musical sem improvisações que surgiu nos EUA no final dos anos 1890. Escritas geralmente para piano, as partituras desse estilo fundiam ritmos precisos e harmonias clássicas das marchas européias.

S - Scat singing - Técnica de canto em que o vocalista emite sílabas sem sentido para imitar o fraseado dos metais (saxofone, trompete, trombone etc.). Armstrong é considerado o "pai" dessa matéria.

Z - Zydeco - Estilo criado pelos créoles da Louisiana que funde elementos do blues, country e música francesa. Tradicionalmente, é tocado por um acordeonista cantando no dialeto local. O washboard (instrumento percussivo parecido com uma tábua de lavar roupa) é indispensável.

Texto Anterior: Gênero só poderia ter nascido na cidade
Próximo Texto: Multiculturalismo é ingrediente da culinária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.