São Paulo, quinta-feira, 21 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quilombo será atração turística

CLAUDIA VARELLA
DA AGÊNCIA FOLHA

As secretarias de Turismo e Cultura de Alagoas e a Ematur (Empresa Alagoana de Turismo) desenvolvem em conjunto um projeto de turismo étnico.
O secretário estadual de Cultura, Ênio Lins, 38, disse que o projeto visa levar turistas ao Quilombo de Palmares, na serra da Barriga, em União dos Palmares (84 km de Maceió).
"É o início de um projeto perene, que terá sua maior festividade no dia 20 de novembro", afirmou.
Essa é a data do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares. De acordo com o secretário, há estimativas de que 15 mil pessoas participem dos eventos em homenagem ao líder negro.
Lins disse que nessa data será apresentado o projeto do Memorial de Zumbi, do arquiteto Oscar Niemeyer, a ser construído na serra da Barriga, em 1996.
Segundo o diretor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas, Zezito de Araújo, 43, o projeto vai aproveitar o "potencial turístico" de Alagoas.
Araújo é também secretário-executivo da Comissão Especial do Tricentenário de Zumbi dos Palmares.
"É uma forma didática e cultural de divulgar a epopéia do Quilombo dos Palmares aos turistas", afirmou.
O projeto prevê a revitalização do posto de visitação na serra, com guias e distribuição de folhetos e instalação de placas de localização.
Araújo disse que o projeto não prevê a construção de um hotel no Quilombo de Palmares. "Antes de tudo, o quilombo é local de peregrinação."
(CV)

Texto Anterior: Leve água e repelente
Próximo Texto: American e JAL anunciam acordo no setor de cargas; Rede Holiday Inn lança 5 hotéis até final de 96; Hotel recém-inaugurado oferece restaurante e café; Congresso critica a fiscalização da prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.