São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Idas e vindas; Regras de mercado; Contra o relógio; Vasos comunicantes; O tempo urge; Namoro; Nem pensar; Suadouro; Sem preconceito; A contragosto

Idas e vindas
O governo nega ter feito acordo com Luís Eduardo (PFL) para vetar a cláusula de barreira na lei partidária. Porém, a decisão de voltar atrás foi tomada após consulta a FHC, feita na terça, pelo telefone, por Marco Maciel.

Regras de mercado
A decisão de não vetar a cláusula da lei eleitoral que diminui a chance de sobrevivência dos pequenos partidos foi tomada pelo governo após pesar quanto valia cada parte: agradar às pequenas siglas ou ao "grande" PMDB.

Contra o relógio
A pressa do PSDB para filiar deputados tem motivo: se a lei eleitoral não for aprovada até 2 de outubro, valerá -para cálculo do tempo de TV e do número de candidatos a vereador em 96- o tamanho da bancada até essa data.

Vasos comunicantes
Se o PSDB conseguirá chegar a 2 de outubro com mais de 81 deputados -o que lhe dá o dobro de candidatos a vereador em 96-, o PPB corre o risco de ficar abaixo desse número mágico. É que os neotucanos saíram da nova sigla.

O tempo urge
Com o risco de a lei eleitoral não ser aprovada em tempo, os políticos que esperavam até 15 de dezembro para mudar de sigla podem ter que se apressar. Para serem candidatos em 96, teriam que se filiar até a próxima semana.

Namoro
Líderes do PSDB e da oposição concordaram em montar uma "agenda mínima" para conversas no Congresso. Entram temas como regulamentação das telecomunicações, imposto sobre fortunas, questão agrária e desemprego.

Nem pensar
Na reunião com o PSDB, os líderes da "esquerda" avisaram: os tucanos não devem usar as conversas com a oposição como forma de ameaçar o PFL com perda de espaço. Os aliados de FHC juraram que não é esta a intenção.

Suadouro
Um blecaute afetou ontem o Planalto e a Esplanada dos Ministérios. Quando a energia voltou, veio fraca. O ar-condicionado de Maciel, por exemplo, parou. O presidente interino suou. De calor.

Sem preconceito
Jatene não vê cor ideológica ao batalhar pela sua CPMF. É capaz de, com poucas horas de intervalo, ligar para ACM pedindo ajuda e marcar encontro para fazer lobby junto ao PC do B.

A contragosto
A crise do BC com o Banespa, o infarto de Serjão, problemas entre o PFL e o PSDB... Não deu jeito: o líder tucano José Aníbal teve que cancelar sua viagem à Alemanha junto com uma delegação de parlamentares brasileiros.

Próximo Texto: Altos e baixos; Sinal de desespero; Juntos; Engenharia; Negociação; Turista acidental; Exageros à parte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.