São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Prefeito César Maia anuncia 'pote de ouro'

DA SUCURSAL DO RIO

O prefeito do Rio, César Maia (PFL), anunciou ontem a descoberta de um pote de ouro, mas apresentou aos jornalistas uma urna com 14 moedas -três de ouro, três de prata e oito de bronze.
À tarde, a assessoria do prefeito informou que César Maia apresentaria um pote de ouro descoberto durante as escavações para as obras do projeto Rio Cidade -que prevê a reorganização urbana de vários bairros do Rio.
O "tesouro", exposto no gabinete do prefeito, continha além das moedas, cunhadas entre 1850 e 1900, três exemplares de jornais datados de 12 de abril de 1902.
A urna de madeira revestida de cobre foi encontrada dentro do pedestal de um monumento ao Visconde do Rio Branco, em Copacabana (zona sul). O monumento, instalado em 1902 no Largo da Glória, foi transferido nos anos 40 para Copacabana.
O material encontrado, de acordo com o arquiteto Luis Verdugo, responsável pela descoberta, é "previsível e recente", tendo valor apenas "para a história do município".
A intenção do prefeito é convidar técnicos para cuidar da restauração do "tesouro" e depois expô-lo em algum museu municipal.

Texto Anterior: Maluf critica moradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.