São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Carro usado terá IPVA menor em 96

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os donos de veículos nacionais usados licenciados no Estado de São Paulo pagarão entre 20% e 30% menos de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) em 96 em relação a 95.
A estimativa é do coordenador da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado, Clóvis Panzarini, com base nos primeiros valores pesquisados no mercado.
Todo ano, a Fazenda faz uma pesquisa em setembro para saber o valor médio dos carros. A pesquisa é feita com base nos preços de publicações especializadas, lojas, revendedores autorizados etc. O imposto incide sobre esses valores.
Cálculos feitos pela Folha mostram que o IPVA será mesmo menor em 96. Tomando por base 11 veículos, as quedas ficaram entre 6,03% e 24,03% (ver quadro).
Como a redução dos preços dos carros é uma tendência que se verifica em todo o país, os contribuintes vão pagar menos também nos demais Estados. O que vai variar é o percentual de queda.
A razão para a queda do imposto em 96 são as atuais baixas cotações dos carros. A base de comparação será feita com os preços em setembro de 94 (mês em que foi feita a tabela para 95), quando os carros, especialmente os "populares" novos, estavam com ágio (diferença sobre o preço de tabela) devido à grande procura.
Esse ágio acabou puxando para cima as cotações dos usados. O aumento nos preços permaneceu por mais alguns meses, até o fim do primeiro trimestre deste ano. A partir daí as cotações começaram a baixar em razão das restrições ao crédito impostas pelo governo.
Apesar da queda do imposto em 96, os donos não devem comemorar. É que a queda significa redução do patrimônio -os carros valem menos hoje do que há um ano.
Se os carros usados voltarem a subir -e essa tendência já está ocorrendo, ainda que de forma tímida-, os donos sairão ganhando em São Paulo. É que o imposto é calculado pelos preços deste mês, mas o pagamento é em janeiro.
Mas, se a alta se mantiver ao longo de 96, o IPVA pago em 97 terá aumento desproporcional. Motivo: uma base de cálculo alta (setembro de 96) incidiria sobre uma base baixa (setembro de 95).

Próximo Texto: Importados poderão pagar mais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.