São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC cobra menos para emprestar a bancos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O BC (Banco Central) reduziu os juros cobrados em sua linha de socorro a bancos em dificuldade financeira. As taxas, que variavam entre 10% e 12% ao ano acima dos juros dos títulos públicos, passaram ontem a variar de 8% a 10%.
Anteontem, o BC reduziu as taxas da linha voltada para bancos pequenos -com empréstimos até R$ 10 milhões e prazo de 5 a 15 dias- de 6% para 5% ao ano, acima dos juros médios de mercado.
As taxas reduzidas ontem valem para os empréstimos de socorro financeiro com prazo diário, os mais tradicionais e utilizados por bancos de maior porte.
Desde a intervenção no Banco Econômico, em agosto, o BC tomou diversas medidas para facilitar as transações no mercado financeiro. Revendo os compulsórios, foram injetados R$ 11,5 bilhões na economia.
Segundo o chefe do Deban (Departamento de Operações Bancárias do BC), Gustavo da Matta Machado, a queda dos juros da assistência de liquidez teve como objetivo acompanhar a redução das demais taxas na economia.
Machado avaliou que ainda há "'algum 'empoçamento' de liquidez" no mercado, referindo-se a dificuldade enfrentada por parte dos bancos em obter dinheiro para cumprir compromissos diários.

Texto Anterior: Governo pode reduzir alíquota do PIS
Próximo Texto: Novos fundos não interessam bancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.