São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Socialistas do Japão vão ter novo nome

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Partido Socialista japonês (governo) decidiu dissolver-se e dar origem a um grupo "liberal". O primeiro-ministro Tomiichi Murayama disse que seu partido, aos 40 anos, precisa renovar sua imagem se quiser manter sua força eleitoral no país.
Os líderes socialistas japoneses foram surpreendidos pela deserção nos últimos anos de seu eleitores, que achavam o partido antiquado.
Murayama disse que pretende permanecer no cargo de primeiro-ministro, mas que não deve liderar o novo partido. Ele acha que os socialistas precisam encontrar novas lideranças.
A decisão foi tomada por unanimidade pelos 380 delegados da convenção. O nome ainda não foi decidido, mas os líderes querem um partido "democrático liberal", a ser lançado em outubro.
As próximas eleições no Japão só devem ocorrer em 1997. Os socialistas participam do governo em coalizão com o Partido Liberal Democrático (PLD) e o partido Sakigake.
A decisão de ontem foi tomada, principalmente, por causa dos péssimos resultados do partido nas eleições para o Senado, em julho. O novo partido deve agrupar, além de socialistas, outros políticos "ligados às forças democráticas e liberais", segundo seus líderes.

Texto Anterior: Queda de avião mata 38 pessoas na Mongólia
Próximo Texto: Procurador deve incriminar premiê francês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.