São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara aprova lei que amplia sanção a Cuba

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos aprovou ontem por 294 votos a 139 projeto de lei que amplia o bloqueio comercial contra Cuba.
A decisão ocorreu apesar de o secretário de Estado, Warren Cristopher, ter enviado carta ao presidente da Câmara, Newt Gingrich, na qual argumentava que a lei impedirá a obtenção de qualquer progresso em Cuba.
Cristopher disse que vai pedir ao presidente Bill Clinton para vetar a lei, caso ela também passe pelo Senado. A maioria da votação de ontem é suficiente para derrubar um veto presidencial -67 representantes do partido do governo aprovaram o projeto.
Se for transformada em lei, a proposta exigirá do presidente que corte toda a ajuda dos EUA a qualquer país que negocie com Cuba.
Ela também determina que seja negado visto a todas as pessoas que usem propriedades norte-americanas em Cuba desapropriadas pelo governo cubano.
Em Atlanta, sul do país, o ex-presidente Jimmy Carter se encontrou com o líder dos cubanos exilados, Jorge Mas Canosa.
Carter também pediu para ser recebido por autoridades do governo de Cuba. Ele está empenhado em obter a reaproximação entre Cuba e Estados Unidos.
(CELS)

Texto Anterior: Justiça decide manter censura à revista 'Business Week'
Próximo Texto: Croatas e muçulmanos suspendem a ofensiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.